Moradores da zona rural de Itapetim, no Sertão de Pernambuco, relataram ao Repórter do Sertão, a aparição de uma onça em suas propriedades. No início de março, Maria Madalena do Nascimento e Ernando Franco disseram que o animal apareceu na residência deles, no Sítio Gameleira.
De acordo com o casal, o fato aconteceu durante a noite, depois que ouviram os cachorros acuados. Ao chegarem no local para ver com que os cães estavam latindo, eles clarearam com uma lanterna e se depararam com o felino em cima de um pé de mangueira no terreiro da casa. Espantado, o bicho pulou da árvore e ainda atacou um dos cachorros, antes de correr em direção a uma mata próxima.
Já o jovem Baltazar Gomes relatou que, há cerca de dois meses atrás, seguia de motocicleta por volta do meio dia, quando o felino atravessou a estrada na região do Sítio Tapera, também na zona rural de Itapetim. Segundo Baltazar o bicho passou rápido, mas deu para perceber que era uma onça porque era bem comprido e a cauda bastante longa, diferente de um gato do mato.
Na manhã da última segunda-feira (31), a professora Maria Ednalva contou que viu um animal muito semelhante com a onça, na mesma comunidade onde o felino foi visto pela primeira vez.
Ednalva informou que estava próximo a sua residência, no Sítio Gameleira, quando o bicho saiu de dentro da mata e passou muito veloz em sua frente. Com medo, ela correu para pegar um pedaço de madeira e começou a gritar e bater palmas na tentativa de espantar o animal que, logo em seguida, saiu quebrando mato por dentro da vegetação.
A professora contou ainda que o bicho tinha uma cor amarelada, era comprido e do tamanho de um cachorro.
Não é comum a aparição deste tipo de animal na região, mas as características relatadas pelos moradores assemelham o felino a uma onça parda.
Se você souber de relatos do sumiço de animais dos criadores da região ou se também viu a onça, faça seu relato ao Repórter do Sertão pelo WhatsApp (87) 999033-0996.
João Paulo Pereira – Repórter do Sertão
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°