A Secretaria de Saúde de Campina Grande registrou um aumento na taxa de ocupação de leitos para Covid-19 na cidade. A elevação do índice de internação é, na verdade, um reflexo do fechamento dos leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus do Hospital Universitário e do Hospital de Trauma de Campina Grande.
A taxa de ocupação das UTIs, que antes estava abaixo dos 30%, subiu gradativamente e agora está em torno de 48%. O aumento se deve exatamente ao encerramento dos leitos dos hospitais, que eram unidades majoritariamente de UTI. Os leitos de enfermaria seguem com ocupação de 24%.
Anteriormente, Campina Grande tinha 337 leitos do SUS exclusivos para Covid-19. Após a desativação dos leitos do HU e do Trauma, o número de leitos do SUS passou em ser de 253. “Ou seja, a proporção subiu porque a oferta de leitos de internação caiu, mas não significa dizer que teve aumento de pacientes. O número segue estabilizado e, mesmo com essa desativação, temos uma situação confortável ”, disse o secretário de Saúde, Filipe Reul. O município tem ainda 84 vagas de internação na rede privada.
A Secretaria Municipal de Saúde segue com todos os leitos do Hospital Municipal Pedro I e do Hospital de Campanha funcionando normalmente, além dos espaços vazios ao atendimento de pacientes com Covid-19 na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida e no Hospital da Criança e do Adolescente.
Além disso, 15 Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande permanecem fazendo a testagem de pessoas com suspeita de doença, e outros três Centros de Testagem foram habilitados pelo Ministério da Saúde para acolhimento dos pacientes, sendo uma UBS Maria de Lourdes Leôncio (Cruzeiro), UBS Ricardo Amorim (Malvinas), e o Centro de Saúde do Distrito de São José da Mata.
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°