Uma série de incêndios tem atingido a área de vegetação da zona rural do Sertão da Paraíba nas últimas semanas. Nos municípios São José de Espinharas e de Malta, região de Patos, um incêndio deixou uma pessoa ferida e atingiu animais essa semana.
Agricultores se uniram para apagar o fogo e salvar a criação. Algumas casas ficaram cercadas pelo fogo e, segundo os moradores da região, o corpo de bombeiros foi até o local e ajudou a apagar o fogo. Ninguém sabe o que está provocando o incêndio. Os moradores da zona rural relataram ainda que as chamas eram muito altas e que muita fumaça atingiu as casas.
O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Patos disse em nota que os incêndios são, em sua maioria, criminosos, e que no segundo semestre crescem as incidências de incêndios no Sertão, e que este ano o número de queimadas aumentou o equivalente a 25% em relação ao mesmo período de 2019.
O Batalhão ainda destacou o compromisso em atender as ocorrências, mas relatou dificuldades por causa da distância, do deslocamento e da quantidade do efetivo para atender os locais, uma vez que o combate às chamas é feito a pé, e os bombeiros precisam entrar na mata.
G11/PB
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°