O governador do Estado, João Azevêdo, decretou situação de emergência em 148 municípios paraibanos, por conta da estiagem. O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira (16) do Diário Oficial da União.
A medida afeta municípios de diversas regiões e no Sertão, entre as cidades citadas no decreto estão as de Cajazeiras, Sousa, Patos, Piancó, Aparecida, Água Branca, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Bonito de Santa Fé, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, entre outros. A lista completa dos municípios pode ser conferida no Diário Oficial.
De acordo com a publicação, a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos para atividades produtivas do Estado da Paraíba, principalmente para agricultura e pecuária das cidades afetadas.
A situação de emergência foi decretada pelo período de 180 dias e deve promover ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação frente a situação.
Diário do Sertão
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°