Domingo, 04 de Maio de 2025
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Joyce
Banner Chacara Canaa
Policial Policial

PF desmonta quadrilha suspeita de fraudes na Previdência. Patos estava na rota

09/09/2015 às 11h36
Por: PATOS ONLINE Fonte: Foto/Arquivos 
Compartilhe:

Uma quadrilha suspeita de fraudar concessões de benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões, foi desarticulada na manhã desta quarta-feira (9) na Operação Fanes, deflagrada pela Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Federal e do Ministério da Previdência Social.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

As fraudes foram descobertas no ano passado e a Polícia Federal estima que, desde então, mais de R$ 3 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos.  Quando considerada a expectativa de vida dos supostos beneficiários, tanto dos benefícios concedidos já indicados como fraudulentos, quanto daqueles que passarão por auditoria, o prejuízo evitado poderá ultrapassar os R$ 100 milhões.

São cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 30 mandados de busca e apreensão, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Puxinanã, Mogeiro, Caturité e Recife. Participam da operação 140 policiais federais e 16 servidores da Previdência Social. Todos os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba em Campina Grande.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa utilizava documentação fraudulenta para supostamente buscar comprovar o exercício de atividade rural e, em muitos casos, chegava a conceder benefício rural com base apenas em entrevista, sem juntar qualquer documentação. Imediatamente após a concessão eram incluídos empréstimos consignados, primordialmente por meio de operadoras de crédito e financeiras.

Outra forma de atuação era a concessão de pensões previdenciárias por morte, baseadas em documentos irregulares, criando, por intermédio de documentos falsos, tanto o instituidor (falecido) quanto o beneficiário.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Ainda conforme a Polícia Federal, os investigados na Operação Fanes responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Lavagem de Dinheiro, Inserção de Dados Falsos em Sistema de Informação e Estelionato.

 

Texto/Portal Correio 

Foto/Arquivos 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

Seg 36°C 19°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Sex 36°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras