oi ao som da Banda de Música da Polícia Militar e sob o hino do PROERD que adolescentes da Rede Estadual de Ensino de Patos receberam na manhã desta quarta-feira, 02, certificados da participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) realizado pela Polícia Militar da Paraíba. A entrega aconteceu na sede da 6ª Gerência de Ensino com a presença dos policiais que compõem o programa, dos pais de alunos, alunos, professores e profissionais da educação.
O momento mais marcante do evento foi o testemunho de mães que relataram a mudança de comportamento dos filhos depois de participarem do PROERD, pois, os filhos se tornaram pessoas mais responsáveis e conscientes para sempre dizer não às drogas.
O Coordenador do PROERD em Patos, Capitão Onassis, explicou que o curso é aplicado para os estudantes durante dez encontros em sala de aula, sendo que previamente, é realizada uma reunião com os pais sobre o que é aplicado no programa. Ele esclareceu quais as vantagens que os beneficiados tem ao participar do PROERD.
“Nós ajudamos as crianças a tomar boas decisões, a fazerem boas escolhas, nós mostramos a elas os malefícios que algumas drogas causam, porque elas tem esse conhecimento dos que as drogas podem fazer, desmistificamos alguns conhecimentos errôneos como por exemplo o conhecimento das propagandas. Toda propaganda que nós vemos, por exemplo, de bebida alcoólica, mostra pessoas felizes, contentes, e nós passamos que na prática não é bem assim. Na verdade, a empresa que faz a propaganda quer vender a sua bebida, mas na prática o álcool traz prejuízos que eu não preciso citar quais, pois, todos conhecem um pouco”, disse.
Ainda segundo o Capitão, o trabalho do PROERD é realizado de mãos dadas com a escola e a família. Na formatura, 150 alunos receberam o certificado de participação neste segundo semestre de 2015.
Já o gerente da 6ª Gerência Regional de Educação, Luiz Carlos Gabi, destacou a importância que o programa oferece aos participantes.
“É de uma importância ímpar na vida dessas crianças porque através do conhecimento e da formação do PROERD e do contato mais direto sobre o que realmente as drogas podem lhe causar de mau e a própria questão da violência também dentro da escola, isso é de importância ímpar exatamente nesse sentido que conscientiza através do conhecimento. A gente percebe essa mudança em casa com relação às famílias também”, comemorou.
O PROERD ainda vai realizar no próximo dia 07 a formatura dos alunos da rede municipal de ensino no Ginásio de Esportes O Gelão.
Acilene Candeira/Patosverdade
Mín. 20° Máx. 36°