No início dos trabalhos legislativos na Casa de Epitácio Pessoa, o deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), apresentou nesta quarta-feira, dia 17, Projeto de Lei que institui a vacinação domiciliar às pessoas idosas, com mobilidade reduzida, doenças incapacitivas e degenerativas, prioritariamente nos períodos de campanhas de vacinação fixados pelo Poder Público.
De acordo com o parlamentar, as limitações das capacidades motora, de flexibilidade, de coordenação motora e de percepção somada à falta de acessibilidade justificam que essas pessoas possam receber as vacinas em suas residências ou nos espaços em que são assistidas.
“A vacinação é um método preventivo e eficaz para prevenir diversas doenças, contudo, as difíceis condições que enfrentam as pessoas idosas e deficientes físicos, têm dificultado ou impedido o acesso a esse serviço prestado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que segue o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, fazendo necessário que essas pessoas possam ser assistidas em sua residência”, explicou Nabor.
O deputado disse ainda que conta com a sensibilidade dos seus pares para que o Projeto possa ser aprovado e passe a vigorar o mais breve possível.
Assessoria
Mín. 20° Máx. 37°