Domingo, 26 de Abril de 2026
UNIFIP
Banner CCAA
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Romulo
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Paulo Arnon
Política Politica

Maranhão afirma que Lena Guimarães foi vítima de armação e garante processar envolvidos

16/04/2010 às 20h58
Por: PATOS ONLINE Fonte: PolíticaPB
Compartilhe:

"ZE"

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Depois do escândalo envolvendo a secretária estadual de Comunicação, Lena Guimarães, em possível negociação de compra de pesquisa eleitoral, o governador José Maranhão disse com exclusividade ao PolíticaPB não acreditar no áudio e que sua colaboradora foi vítima de uma armação. O peemedebista garantiu também que os envolvidos deverão responder pelas acusações na justiça.

“Isso é mais uma armação e a secretária está processando criminalmente todos aqueles que se envolveram nesse processo”, disse o governador que participou na manhã de hoje do Encontro Estadual do PSC, em João Pessoa.

Um áudio publicado no Blog do jornalista Luís Tôrres revelou uma conversa da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães, e dois homens supostamente donos ou representantes de um instituto de pesquisa. A secretária estaria encomendando uma pesquisa que beneficiasse o governador José Maranhão (PMDB). O mais grave é que o pagamento seria feito pela Secretaria de Comunicação, ou seja, com o dinheiro público.

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

Na conversa, gravada provavelmente em ambiente comum à secretária, os homens tentam se justificar por suposto vazamento de pesquisa. Lena Guimarães faz cobranças e diz coisas como “todo mundo paga né, mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta”.

Entre outras coisas, a secretária também diz “...é mas o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando”.

O diálogo em áudio de pouco mais de seis minutos que o blog teve acesso não diz claramente qual instituto e de que pesquisas Lena e os dois homens estão falando. O conteúdo, no entanto, é intrigante. No geral, dá a impressão que os homens estão tentando explicar que a pesquisa vazou com números errados.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

“A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, eu não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo”, diz um dos homens ao final da conversa.

O teor do diálogo é tão significativo que um dos homens chega a falar na necessidade de manter a credibilidade do instituto que representam. “...checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretário, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão. Eu conversei com ele”, diz um dos homens no início da gravação.

Em determinando momento eles falam do O Norte. Em outro, em Anderson da Signo, principal agência de Comunicação do Governo Maranhão III.

“Agora pra senhora ver o nosso ímpeto compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que apresentada. Nós exigimos (interrompido)...”

Este ano, já foram divulgadas pesquisas eleitorais. Duas delas pelo Sistema Correio da Paraíba: uma pelo Instituto Consult, de propriedade de Paulo de Tarso, e outra pelo Vox Populi. Ambas dão vantagem ao governador José Maranhão.

O Diários Associados chegou a registrar uma pesquisa, mas não publicou.

O diálogo registrado no áudio não permite que a história seja contada com começo, meio e fim. Mas, em razão da clareza das falas, exige uma explicação da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães.

Confira a degravação da conversa:

Homem – ...checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então, a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretária, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão. Eu conversei com ele.

Lena – mas olha o que eu to querendo dizer (interrompida)

Homem – Eu não sei de onde veio essa que apresentaram aí sobre o protocolo.

Lena – O que eu sei é que gato escaldado tem medo de água (rs).

Homem – ta certo, ta certo.

Lena – Todo mundo paga né? Mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta.

Homem – Na sexta-feira não.

Lena – Mas vocês sabem que eu sou secretária de Estado, não é?

Homem - Mas ái fique tranqüila. Diante disso nós vamos fazer o seguinte: Vamos dizer ao Norte que traga as pessoas de fora, que traga as pessoas de Minas ou de Brasília para poder fazer isso aqui pra poder fazer a pesquisa.

Mas aí uma conversa de gabinete, eu me reservo (interrompe)...

Lena – Todos com certeza são funcionários daqui.

Homem – Agora pra senhora ver o nosso ímpeto, compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que foi apresentada. Nós exigimos (interrompendo)...

Lena – é a que está repercutindo...

Homem – pois é, aí nossa credibilidade vai pro Brejo, secretária.

Homem 2 – a de hoje não vale nada!

Homem – como é que eu registro uma campanha (interrompido)...

Lena – é mas o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando.

Homem - Pois é. Graças a Deus. A cidade de Campina aprovou. Já pensou? Eu registro essa pesquisa e não publico. Eu fiquei chateado quando vi porque não tem nada a ver com essa pesquisa que foi apresentada.

Homem – realmente eu não olhei essa pesquisa.

Homem 2 – Secretária, então é gente “mal cantada”. Porque entrei em contato lá, me passaram tudo certinho, não foi isso?

Homem – Ta, realmente. Registrou em cartório, autentico.

Homem - Olha só amigo eu não tive acesso a pesquisa.

Homem – Mas vazou né?

Homem – Ninguém teve. Eu, o presidente e o pessoal do Instituto de Pesquisa.

Homem 2 – E Adelton que trabalha na Signo Comunicação?

Homem – Ninguém teve acesso...

Homem 2- e como é que apareceu essa pesquisa na mão do Anderson? Como é que pode?

Lena – O governador ficou puto, porque não era ele o alvo, mas indiretamente era.

Homem 2 - Não era o quê?

Homem – Não era ele o alvo.

Lena – Era o cenário.

Homem 2 - Sim, sim, era o cenário de Campina. Entendi, entendi. Exatamente.

Dificuldades de degravação...continua

Homem 2 - A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, em não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo.

Lena – Eu acho...

Homem – Eu não quero perder. Conto com o seu apoio...

Lena - Você me confundiu com uma velha...eu sou uma velha (risos)?. Meu nome é Lena...

Homem – Então, Lena...

Lei ainda:

Fonte revela que homem da gravação é do Vox Populli

Correio divulga 14% de vantagem para Maranhão

Lena terá que comparecer a AL para prestar esclarecimentos

'Garganta Corcunda' revela: depois de Lena, próxima vítima do fogo amigo será Weick

TRE aguarda denúncia formal para iniciar investigações

 

André Gomes com informações de Adaucélia Palitot

PolíticaPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h01 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Seg 34°C 20°C
Ter 31°C 22°C
Qua 34°C 21°C
Qui 33°C 21°C
Sex 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras