O deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB) participou nesta quinta-feira, dia 03, da Audiência Pública com parlamentares das Assembleias Legislativas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e membros da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) para unificar as ações parlamentares voltadas para a segurança hídrica nesses estados.
Os parlamentares pretendem entregar nesta sexta (04) um documento a presidente Dilma Roussef que pede ações emergenciais para esses estados.
Nabor justificou ainda que a Audiência Pública representa um momento da Frente Parlamentar das Águas que tem como presidente o deputado Jeová Campos. Ele falou da importância do trabalho.
“A finalidade dessa reunião é para unificar o discurso, unificar uma linha de pensamento, fazer uma frente permanente de trabalho, de cobrança pelas ações hídricas na região nordeste”, explicou.
O parlamentar ainda garantiu que a maior reinvindicação é a conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco e que a presidente tenha um olhar diferenciado para a região com relação às questões hídricas.
A Frente Parlamentar das Águas visitou todas as regiões da Paraíba onde resultou em um documento para o governo federal e governo do estado. Depois desse levantamento, recursos já foram alcançados para os municípios para amenizar a situação como perfuração de poços, engate rápido, carros-pipas. “Mas isso é uma questão emergencial, porém, que possamos, permanentemente, ter ações de convivência com a seca. Aí vem a Transposição, construção de adutora, construção de açudes, ações educativas que possam orientar o homem do campo”, disse.
Assessoria
Mín. 22° Máx. 35°