Terça, 12 de Agosto de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dr Luiz Severo
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
Política Politica

Planalto admite vitória de Hugo Motta para líder do PMDB

27/01/2016 às 00h06
Por: PATOS ONLINE Fonte: Da Agência Estado
Compartilhe:

O Palácio do Planalto já admite a vitória do deputado Hugo Motta (PMDB-PB) para a eleição da liderança do PMDB na Casa este ano. Mas, adotando uma estratégia diferente de articulações anteriores no trato com a base aliada, o Executivo não vai intervir em disputas a fim de buscar a pacificação na bancada peemedebista. A união da legenda é tida como fundamental para barrar o impeachment da presidente Dilma Rousseff e tentar aprovar em 2016 propostas impopulares como a CPMF e uma reforma da Previdência.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O governo quer alcançar uma estabilidade mínima dentro da coalizão na Câmara e sabe que o trabalho de reconstrução da base começa pelo PMDB. A avaliação é que a eleição para líder da bancada peemedebista, a maior da Casa, com 67 deputados, será fundamental nessa estratégia. Por isso, o discurso é de não apoiar, seja em público ou nos bastidores, qualquer uma das candidaturas, a de Hugo Motta ou a do atual líder e candidato à reeleição, o governista Leonardo Picciani (RJ). "Não há nenhum sinal de intromissão do governo no processo", comemorou Motta.

O Planalto não quer melindrar o lado derrotado na disputa e, como consequência, reavivar a tensão no importante partido aliado às vésperas de uma definição na Câmara sobre a admissão do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Embora o núcleo duro do governo considere que a possibilidade de afastamento da petista perdeu força, o PMDB terá papel decisivo no desenlace do processo: oito das 65 cadeiras da comissão especial do impeachment. A posição da legenda tende a ter seguida por outras da base aliada.

O Executivo está convencido de que, para retomar o protagonismo e impulsionar a agenda do ajuste fiscal, com a CPMF, e das reformas, com a da Previdência, será preciso primeiro acalmar a base aliada. Se Motta for o vencedor, o Planalto já trabalha para estabelecer pontes de aproximação com ele.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

Os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação Social) conversaram com Motta e Jaques Wagner deve fazer o mesmo em breve. A ideia, no caso de vitória do deputado aliado de Cunha vencer, garantir desde logo acesso com o peemedebista. "A eleição do Hugo Motta não é o fim do mundo", disse um assessor da presidente Dilma.

 

Da Agência Estado

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 35°

Qua 34°C 21°C
Qui 34°C 19°C
Sex 35°C 18°C
Sáb 34°C 20°C
Dom 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras