Quinta, 15 de Maio de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Política Politica

MPPB denuncia prefeito de Taperoá e mais sete pessoas por fraudar licitação usando empresa de ‘fachada’

10/08/2018 às 16h08
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

A Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa do Ministério Público da Paraíba (Ccrimp/MPPB) ofereceu denúncia contra o prefeito de Taperoá, Jurandi Gouveia Farias, e contra mais sete pessoas, todos acusados de fraudar o caráter competitivo de processo licitatório para viabilizar o desvio de recursos públicos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O processo foi distribuído ao Tribunal de Justiça e já tem como relator o desembargador Marcos William. A Justiça ainda deverá decidir se recebe a denúncia.

O MPPB afirma que, em maio de 2013, o prefeito firmou contrato no valor de R$ 75,6 mil com a empresa Silva Locações de Veículos Ltda-ME, que foi criada de “fachada” há dois meses da publicação de uma licitação na modalidade carta-convite, para locar um veículo pick-up da marca Toyota Hilux, que seria destinado a atendimentos do gabinete do próprio gestor.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

De acordo com as investigações, ficou constatado ainda que o veículo de luxo locado ao Município estava no nome do funcionário de uma empresa do próprio prefeito, o motorista Jocel Farias de Queiroz, cuja remuneração mensal era de um salário mínimo e meio.

Dois dos denunciados são ex-sócios da empresa criada de fachada, Welligton Farias Ribeiro e Evandro Queiroz da Silva, e outros quatro são servidores públicos que integram a Comissão Permanente de Licitação do Município de Taperoá: Maria Lúcia de Farias, Leonardo Vilar Bezerra, Elton Bezerra da Silva e Herick Fabrício Lima Trajano.

Continua após a publicidade
Banner Psique

A Ccrimp constatou vários indícios de que a empresa vencedora da licitação é de fachada. Além de ter sido criada 60 dias antes da divulgação da carta-convite, ela nunca funcionou no endereço constante em seu registro. Durante sua atividade, firmou apenas contrato com dois municípios, sendo um deles o de Taperoá; não realizou declaração ao sistema do Ministério do Trabalho e Emprego e não possuía nenhum veículo registrado no banco de dados da Receita Federal.

“Isso significa, por claro, que a empresa não possuía a mínima qualificação econômico-financeira exigida pelo artigo 31 de Lei Federal 8666/93, o que foi totalmente desconsiderado pelos membros da Comissão Permanente de Licitação, bem como pelo gestor contratante… Infere-se dos atos apurados que a contratação da empresa não passou de mera manobra fraudulenta para viabilizar a locação indireta de veículo de luxo, estranhamente em nome de empregado particular assalariado do prefeito denunciado, ao Município de Taperoá”, diz a denúncia do MPPB.

Na denúncia, o Ministério Público estadual também pede a fixação na sentença de indenização em favor do erário do Município de Taperoá correspondente aos valores pagos a título de despesas com o veículo locado.

 

 

Fonte - Click PB

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h06 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 35°

Sex 32°C 21°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 35°C 21°C
Seg 34°C 21°C
Ter 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras