Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 16 de agosto, da Câmara Municipal de Patos, três vereadoras levaram à tribuna da Casa denúncia das áreas da saúde e educação, sendo esta na Creche Cremilde Wanderley, localizada no bairro Mutirão, Zona Sul da cidade.
A vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB) explicou que pais de crianças que frequentam a Creche foram até a Câmara e procuraram os vereadores para denunciar a falta de alimentação.
"Fomos lá e para nossa surpresa, fomos impedidos. A diretora da creche não aceitou que as vereadoras Fatinha e Lucinha tivessem acesso ao almoxarifado. Tivemos que pedir à polícia para poder continuar o nosso trabalho de fiscalização", disse.
Lucinha afirmou que fez uma visita à Secretária de Educação e à Coordenadora Pedagógica, oportunidade em que foram apresentados os pontos verificados e elas se comprometeram a resolver os problemas encontrados. Ela ainda informou que a Secretária de Educação confirmou que estava acontecendo a falta de merenda escolar.
Segundo Lucinha Peixoto, também foram constatados que as crianças estavam sem utilizar os parquinhos devido à falta de areia e que na Creche também há falta de material pedagógico para utilização dos professores e material de higiene pessoal.
Já a vereadora Nadir Rodrigues (MDB) denunciou a falta de articulação da secretaria de saúde do município na campanha contra o sarampo e a poliomielite. Além disso, ela revelou que insumos importantes como a seringa para a realização da aplicação da vacina tem faltado nas Unidades Básicas de Saúde.
“Nós trouxemos a esta tribuna a nossa preocupação que e também da preocupação dos pais do município de Patos, a falta de vacinas e de insumos durante a campanha de vacinação. Nós sabemos que a vacinação é um direito da criança, mas, infelizmente, o município de Patos não está dando a devida atenção”, reclamou.
Nadir Rodrigues destacou que a campanha de vacinação é nacional onde o Ministério da Saúde está vacinando numa contra o sarampo e no risco da volta da poliomielite, doenças graves e infectocontagiosas, que precisam ser combatidas por meio da vacinação.
A vereadora Fátima Bocão (MDB) explicou que visitou o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, pois, pacientes têm dado entrada solicitando a confecção de próteses dentárias há mais de um ano e não têm conseguido; que no local há uma grande demanda e também constatou a falta de material de limpeza e de luvas.
"Eu visitei o CEO porque tinha uma senhora que já fazia um ano e sete meses que tinha colocado lá a requisição para uma confecção de prótese e até agora ainda não tinha sido chamada nem para tirar o molde", denunciou.
A parlamentar mirim explicou que se reuniu com o Coordenador do CEO e espera, por parte do prefeito interino, resolutividade.
Ascom CMP
POSSE Condado terá novo vereador após posse de suplente nesta sexta-feira (10)
INFRAESTRUTURA Prefeitura de Catingueira intensifica obras de pavimentação em ruas da cidade
De volta! Vereador Marco Cesar reassume mandato na Câmara de Patos após passagem pela articulação política do município
POLÍTICA LOCAL Sessão da Câmara de Patos debate assistência social, saúde e infraestrutura
Entrevista Nabor Wanderley afirma que pretende ser “a opção número 1 do povo da Paraíba”
TURISMO Salgadinho passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
Requerimento Vereador Jonatas Kaiky propõe alargamento e pavimentação de passagem no balde do Açude do Jatobá, em Patos
ARTICULAÇÃO POLÍTICA Rosalba Mota reúne grupo político e define seus pré-candidatos para as próximas eleições
Eleições 2026 Nabor Wanderley assumirá comando do Republicanos na Paraíba em solenidade na próxima sexta-feira (10) Mín. 22° Máx. 32°