Quinta, 15 de Maio de 2025
Banner Chacara Canaa
Banner Psique
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Política Politica

Câmara Municipal de Patos debate energia fotovoltaica com professores especialistas

07/09/2018 às 01h32
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

A Câmara Municipal de Patos realizou na noite desta quarta-feira, dia 05 de setembro, uma audiência pública denominada ‘Energia Solar é o futuro’, de autoria do vereador Toinho Nascimento (PSDB).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na oportunidade, o evento contou com a presença do engenheiro eletricista e professor do IFPB de eletrotécnica, Nelson Nunes, do professor do IFPB, Ronaldo Lima, e dos vereadores.

Ronaldo pontuou que a energia fotovoltaica e eólica representam o futuro, pois, irão mover o mundo nos próximo anos. Para ele, toda forma de energia terá um impacto que será preciso a legislação se preparar uma adequação no que foi visto. “Essa energia tem que ter um sistema de proteção mais específico, tanto com relação a rede quanto para as pessoas que vão operar a energia solar, como também nós vamos precisar ficar muitos atentos com os impactos ambientais”, explicou.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O professor Ronaldo Lima ainda acrescentou que toda forma de energia tem o seu impacto e que a energia solar tem menos impacto ambiental do que a matriz de combustíveis fósseis, porém, não anula sua ação.

Para atender essas mudanças, o IFPB possui um curso de eletrotécnica com oito professores, sendo seis deles doutores e um bloco específico para o curso. “É pretensão nossa que estejamos na vanguarda do desenvolvimento da região. Então, o IFPB Patos e Santa Luzia que está em construção vamos atuar nessa formação de obra de mão para da assistência ao desenvolvimento regional”, afirmou.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Já o professor Nelson Nunes afirmou que o evento foi útil para esclarecimentos de como funciona o sistema de conversão de energia no Brasil. Segundo ele, a pior área da região nordeste do Brasil supera em qualidade a melhor área de insolação na Alemanha, país pioneiro no uso dessa forma de energia.

Ele ainda explicou que a vantagem da energia fotovoltaica é a durabilidade por não ter partes móveis diferente do sistema eólico, bem como a outra vantagem seria na economia pelo consumidor ficar livre das bandeiras tarifárias. Porém, ainda não há linha de financiamento para pessoas físicas, somente, até o momento, para empresas.

Nelson Nunes ainda explicou que a resolução que rege o sistema permite que os pequenos consumidores utilizem a nova forma de conversão de energia.

Com a energia fotovoltaica, o Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:

Ela pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lâmpadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

 

 

Ascom CMP

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h06 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 35°

Sex 32°C 21°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 35°C 21°C
Seg 34°C 21°C
Ter 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras