Segunda, 28 de Julho de 2025
Banner Psique
Banner Dr Luiz Severo
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Política Politica

Procurador explica que derrubada de veto do prefeito Bonifácio Rocha é manobra da Câmara

31/10/2018 às 16h08
Por: PATOS ONLINE Fonte: Coordecom 
Compartilhe:

O procurador do município de Patos, Lucas Vasconcelos, comentou sobre a derrubada do veto do prefeito Bonifácio Rocha, referente ao Projeto de Lei nº 71/2018, que pretende regulamentar taxas de concessão, renovação e transferências de alvarás, referentes às categorias de mototáxi, transporte escolar, alternativo e carro de frete, no âmbito municipal.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

 O procurador explica que o PL 71 não é condizente com a realidade e necessidade da classe e essa quebra de braço que se dá entre os poderes executivo e legislativo é estritamente em defesa do entendimento de cada poder. Contudo, o município entende que elementos jurídicos não foram atendidos.

“Com todo respeito ao Poder Legislativo e à assessoria da Câmara, o artigo 61 da Constituição Federal, parágrafo 1º, alínea B, veda o legislativo legislar sobre tributos. Ao ponto que hoje ao ser derrubado o veto, que no dia 10 de outubro foi publicada uma emenda à Lei Orgânica, ao artigo 43, inciso IV, na qual a Câmara praticamente fez uma manobra para poder legislar. Tirou do executivo a iniciativa de projetos de competência tributária e trouxe pra ela,” comentou o procurador Lucas Vasconcelos.

De acordo com o procurador, a promulgação dessa emenda que modifica a redação do inciso IV do art. 43 da Lei Orgânica, é a prova de que a Casa Legislativa estava ciente de que não tinha competência para tal ato.

“Nós temos os elementos, temos a vontade, podemos ver uma via alternativa. Temos mecanismos jurídicos para firmar nossas convicções, contudo, isso não é uma quebra de braço,” afirmou o procurador.

O procurador declarou ainda que as categorias não estão de acordo com o PL 71, tendo em vista seu alcance resumido. “No dia 30 foi feita uma reunião com a categoria de taxistas, mototaxistas, dentre outras representações, que disseram que esse PL ficou muito enxuto, não agradou a todas as categorias, pois só tratou de concessão, taxa e transferência, e era para se discutir a abrangência. Se a Câmara quer assim prosseguir, o Poder Executivo que também é independente vai seguir, e cada um vai procurar a solução política ou jurídica cabível,” concluiu o procurador.

 

Coordecom 

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

Ter 32°C 22°C
Qua 35°C 20°C
Qui 34°C 21°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras