O auditório do SAMU ficou lotado na noite desta quarta-feira (31) depois que o prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, convocou toda a sociedade para rediscutir o Novo Código Tributário do Município. O encontrou serviu para ouvir as demandas, propostas e sugestões da sociedade sobre o Novo Código Tributário do Município, aprovado pelo Projeto de Lei n° 84/2017 cuja publicação no Diário Oficial do Município aconteceu dia 30 de setembro do ano passado.
Foram convidados diversos integrantes da sociedade civil organizada, a exemplo de: associações, sindicatos e igrejas; assim como, representantes dos poderes público municipal e estadual, dentre outros.
O prefeito Bonifácio Rocha explicou que a ideia foi colher informações, para se produzir um projeto técnico que possa promover mudanças no código tributário, a partir de um relatório que será elaborado por comissões formadas, democraticamente, por esses setores para serem avaliadas por um corpo jurídico.
“Esse encontro surpreendeu as nossas expectativas e muita gente veio participar para dar a sua contribuição. Foi a forma mais democrática possível que encontramos, porque aqui os munícipes puderam externar o seu pensamento e dar sugestões que poderão contribui para uma possível reforma do código”, destacou o prefeito Bonifácio Rocha.
O presidente da associação comercial de Patos, João Batista Rodrigues, ressaltou a importância do momento que, segundo ele, deveria ter acontecido antes mesmo do projeto do código ter sido aprovado pela Câmara Municipal.
“Eu achei esse momento um passo muito importante da gestão de Bonifácio, que é justamente ouvir a sociedade para tomar decisões juntos. Na minha opinião este código tem alguns abusos eu acho que essas comissões que foram formadas vai ser bom para prefeitura e para comunidade, porque se tivesse havido a oportunidade do código ser discutido dessa forma anteriormente não haveria a necessidade de estar sendo feita essa reunião agora”, ressaltou João Batista Rodrigues.
O vereador Capitão Hugo parabenizou o prefeito pela iniciativa e disse que esta é a forma democrática de se trabalhar pelo bem comum as pessoas.
Este código foi aprovado de maneira atropelada e essa é a forma correta de se trabalhar e corrigir os erros que aconteceram, onde todo mundo vai sair ganhando, a população, as comunidades, os contribuintes, os comerciantes e o poder legislativo e executivo. Parabenizo mais uma vez o prefeito pela iniciativa por tratar o assunto de forma democrática debatendo com o povo”, destacou o vereador Capitão Hugo.
COORDECOM
Mín. 20° Máx. 31°