O coronel Saulo Laurentino, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar com sede em Patos, falou a produção do Jornal Notícias da Manhã, da Rádio Espinharas FM de Patos, e fez um balanço positivo dos trabalhos da Operação Queimadas, que teve início em Patos e região no último mês de setembro.
O comandante explicou que a operação tem por objetivo debelar a ocorrência de grandes incêndios nos municípios da região, principalmente no segundo semestre do ano, período em que o aumento do calor e a vegetação seca, propiciam um aumento no número de ocorrências.
“A operação continua ativa, em situações que demandem a utilização da força regional ela é ativada para esses casos, e são vários casos no sertão em que a operação já atuou no segundo semestre deste ano”, disse o coronel Saulo Laurentino.
O coronel detalhou que no levantamento realizado até a última segunda-feira, 7, foram registradas 745 ocorrências de incêndio na vegetação em Patos e nos municípios do comando regional.
Ele acrescentou que a maioria dos incêndios ocorridos na região, é resultante da ação humana de forma inadequada, que realizam atividades com a utilização de fogo sem a habilidade necessária, causando grandes prejuízos a fauna e a flora existentes na região.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Misael Nóbrega, (Rádio Espinharas FM 97,9)
Mín. 20° Máx. 36°