
O coronel Saulo Laurentino, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar com sede em Patos, falou a produção do Jornal Notícias da Manhã, da Rádio Espinharas FM de Patos, e fez um balanço positivo dos trabalhos da Operação Queimadas, que teve início em Patos e região no último mês de setembro.
O comandante explicou que a operação tem por objetivo debelar a ocorrência de grandes incêndios nos municípios da região, principalmente no segundo semestre do ano, período em que o aumento do calor e a vegetação seca, propiciam um aumento no número de ocorrências.
“A operação continua ativa, em situações que demandem a utilização da força regional ela é ativada para esses casos, e são vários casos no sertão em que a operação já atuou no segundo semestre deste ano”, disse o coronel Saulo Laurentino.
O coronel detalhou que no levantamento realizado até a última segunda-feira, 7, foram registradas 745 ocorrências de incêndio na vegetação em Patos e nos municípios do comando regional.
Ele acrescentou que a maioria dos incêndios ocorridos na região, é resultante da ação humana de forma inadequada, que realizam atividades com a utilização de fogo sem a habilidade necessária, causando grandes prejuízos a fauna e a flora existentes na região.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Misael Nóbrega, (Rádio Espinharas FM 97,9)
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°