Domingo, 20 de Abril de 2025
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner Dra Joyce
Banner JC Motos
Banner Dr Romulo
Regional Regional

Dia da Criança Especial: Família de Santa Terezinha-PB dar muito amor e qualidade de vida a sua filha com paralisia cerebral

09/12/2020 às 20h08
Por: PATOS ONLINE Fonte: Josley Oliveira - Portal Santa Teresinha
Compartilhe:
Dia da Criança Especial: Família de Santa Terezinha-PB dar muito amor e qualidade de vida a sua filha com paralisia cerebral

O dia 9 de dezembro é o Dia da Criança com Necessidades Especiais. São baixinhos que nasceram com má formação genética ou que sofreram alguma alteração durante o parto. Este dia foi criado para chamar a atenção da sociedade para estas crianças e que pode melhorar a qualidade de vida delas no ajudar do desenvolvimento, mesmo diante das suas limitações.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Um exemplo disto é a santerezinhense, a pequena Daisha Maria Vitória Bezerra Oliveira (6), filha do casal Bel e Damião de Pedro Zeca. Mesmo diante de algumas limitações os pais dela proporcionam uma qualidade de vida digna e ajudam bastante no seu desenvolvimento.

Ela nasceu em 20 de março de 2014, no Hospital São Francisco, mas, foi transferida para a Maternidade Dr. Peregrino Filho, casas de saúde, situadas na cidade de Patos. Devido às suas plaquetas estarem baixas, foi transferida para a Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa, passando sete dias internada, sendo quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três dias na enfermaria. Após a sua melhora a pequena Daisha retornou com os seus pais para Santa Terezinha. O diagnóstico dela afirmou que a mocinha tinha encefalopatia crônica ou paralisia cerebral, uma lesão permanente e não progressiva do sistema nervoso em desenvolvimento que afeta o tônus, os reflexos e as posturas, comprometendo o desenvolvimento motor de um ser humano.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A sua rotina todo mês é ser acompanhada por um fonoaudiólogo, fisioterapeuta, neurologista, neuro cirurgião, ortopedista, reumatologista, alergologista, endocrinologista, cirurgião, gastroenterologista, otorrinolaringologista, dermatologista e oftalmologista. Ela faz fisioterapia cinco dias por semana, sendo duas vezes por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha e três vezes em uma clínica particular. Ela vai duas vezes por semana ao fonoaudiólogo e faz Terapia Ocupacional uma vez por semana.

A sua mãe fez um relato de como é ter uma filha especial, leia:

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Ser mãe de uma filha especial é uma tarefa nada fácil, pois vivemos num mundo de questões para as quais não temos respostas. É perceber que cada sorriso é uma conquista, em cada nova evolução comemoramos como vitória, é encontrar nessa pequena grandes gestos algumas das respostas. Ser mãe especial é aprender a ir aceitando a vida como ela é, aceitar sem julgar nos faz fortes. É sensibilizar todos aqueles que nos rodeiam para a diferença, tendo sempre como princípio, que apesar da patologia, das dificuldades, das limitações… Os nossos filhos são seres HUMANOS, e eles tem o direito de ser felizes.

Ser mãe especial é demonstrar que o amor de mãe é mais forte do que qualquer deficiência ou preconceito. E que cada preconceito é pequeno demais diante da grandiosidade e pureza do amor que sentimos pela nossa filha e o carinho que recebemos dela.

Ser mãe especial é acreditar que nada acontece por acaso. Acreditar que a chegada de um filho especial veio para nos tornarmos fortes, pessoas melhores, pessoas especiais, capazes de valorizar as coisas mais simples da vida.

Ser mãe especial é saber viver um dia de cada vez, com esperança, fé e coragem, nunca deixando de acreditar que existe uma força divina que nos protege. Ser mãe especial é procurar, investigar, não se conformar, experimentar e esgotar todas as possibilidades, chorar, se desesperarmos quando olhamos para nossos anjos sorrindo a alegria transborda do peito.

Ser mãe especial é lutar com todas as forças, é se  saber levantar após cada tombo, e curar as feridas com o tempo e nunca desistir. É acreditar com convicção, é ser capaz de tudo, até mesmo do impossível, é perceber que nós também temos muito que aprender, e que a nossa filha tem muito para nos ensinar…

A certeza que sempre tive, é que pelos meus olhos minha filha vê o mundo, pelo meu tato ela toca a felicidade, pelo meu cheiro ela se orienta nos lugares que andamos, pelos meus ouvidos ela  escuta a sua música preferida e saímos a dançar, pelo meu paladar degustamos o melhor da vida, que é as cosias mais simples que há, até o melhor e mais puro dos sentimento o AMOR incondicional de mãe.

Minha filha é uma extensão de mim!

FELIZ DA CRIANÇA ESPECIAL!

Josley Oliveira - Portal Santa Teresinha

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Terezinha - PB
Santa Terezinha - PB
Sobre o município Santa Terezinha é um município da Paraíba localizado na Região Geográfica Imediata de Patos, com uma população de aproximadamente 4.573 habitantes e uma área de 358 km². Fundado em 1961, a cidade se destaca por suas festividades juninas, que são uma das maiores da região em termos de duração. O clima é semiárido, com uma média pluviométrica anual de 839,1 mm e temperatura média anual de 25,2°C.
Patos, PB Atualizado às 23h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Seg 34°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras