
A primeira ação itinerante da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) em 2021 vai ser na cidade de São Bento - e com novidade: os atendimentos acontecerão na unidade móvel recebida em dezembro do ano passado instituição. O caminhão com baú adaptado e transformado em escritórios vai estacionar próximo ao Fórum Dr. João Agripino Filho, localizado na Rua Manoel Vieira. Todas as medidas de prevenção à contaminação do coronavírus (Sars-CoV-2) serão exigidas, como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social.
Os atendimentos serão realizados das 8h às 13h e as fichas de controle, limitadas a 60 por dia, distribuídas a partir das 7h30 da manhã. Poderão ser atendidos na ação itinerante moradores de São Bento e Paulista. Lembrando que a Defensoria Pública atende a qualquer pessoa que precisa da Justiça, mas não tem condições de assumir despesas com advogado e custas processuais.
Em geral, a procura pela Defensoria em ações itinerantes se dá, em grande parte, na área de Família, (divórcio, pensão alimentícia; adoção; interdição; união estável; e reconhecimento de paternidade). Contudo, a Defensoria atua em todas as áreas ligadas à Justiça estadual, ou seja, Cível, Criminal e Fazenda Pública.
DOCUMENTOS - Para obter a assessoria jurídica gratuita, os interessados devem levar documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência), além dos documentos que tenham ligação com o assunto para o qual o cidadão deseja atendimento.
COMARCA - Além do atendimento ao público feito pela equipe da DPE-PB, o defensor público responsável pela comitiva em São Bento, Durval de Oliveira Filho, participará de audiências e dará andamento aos processos que tramitam no Fórum. São Bento é uma das comarcas prejudicadas pelo déficit de mais de 100 defensores públicos no Estado - o que impossibilita a presença de defensor em todas as comarcas.
UNIDADE MÓVEL – São Bento é a primeira cidade a receber a nova unidade móvel da Defensoria Pública. O veículo foi adquirido com recursos do Ministério da Justiça, via emenda parlamentar do deputado Wellington Roberto, e contrapartida da Defensoria Pública. Uma estrutura de atendimento foi montada no baú do caminhão, adaptado para receber quatro escritórios climatizados, copa e banheiro, além de um elevador acessível.
PRÓXIMO DESTINO – Depois de São Bento, a Defensoria Itinerante segue para a cidade de Catolé do Rocha. Lá, os atendimentos acontecerão de 27 a 29 de janeiro, abrangendo os nove municípios da comarca.
Texto: Larissa Claro
Foto: Roberto Marcelo
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°