
Na noite desta quarta-feira, dia 24, por volta das 20h00, o Presídio Procurador Romero Nóbrega, localizado no Bairro das Indústrias, em Patos, foi destaque na imprensa estadual após o registro de atos de revolta de apenados. A ação conhecida por “rebelião” teve vários vídeos e relatos divulgados nas redes sociais e em sites de notícias.
Após quase três horas de revolta, apenados atearam fogo em objetos, quebraram paredes e denunciaram maus-tratos por parte da direção do presídio. Diante da ação da Polícia Penal, Polícia Militar, Bombeiros e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Patos (OAB/Patos), foi contida a rebelião e ações diversas foram tomadas para evitar a continuidade dos atos depredatórios.
Familiares de apenados fizeram contato com a imprensa para denunciar que presos estão sendo agredidos, comida estragada está sendo servida, além de mudanças de locais de cumprimento de pena que são já destinados aos grupos e facções criminosas. Em um dos vídeos, os apenados acusam a polícia de usar balas letais para conter a revolta.
Os vídeos enviados pelos apenados mostram claramente falha na segurança, pois, mesmo o uso de celulares sendo proibido dentro do Presídio Procurador Romero Nóbrega, estes estavam sendo usados para ligar para familiares, para falar com a imprensa e para gravar vídeos.
O advogado Dr. Fred Igor, presidente da OAB/Patos, que acompanhou a ação na noite de ontem, relatou que os líderes da rebelião foram transferidos para o PB 1, que fica na capital paraibana. Dr. Fred disse que houve uma reunião na manhã desta quinta-feira, dia 25, para avaliar todas as questões, tais como levantamento dos danos, reivindicações dos apenados e as demais questões relacionadas aos direitos dos apenados e dos próprios servidores do local.
A reportagem também fez contato com o diretor do Presídio Procurador Romero Nóbrega para um posicionamento sobre as denúncias dos familiares e dos apenados. O diretor relatou que estas acusações são levianas e que todas os fatos estão sendo apurados.
Jozivan Antero - Patosonlin.com
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 23° Máx. 36°