Sexta, 23 de Maio de 2025
Banner Chacara Canaa
Banner JC Motos
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Política Politica

Josmá Oliveira solicita revogação de descontos sindicais dos servidores de Patos durante pandemia. Zé Gonçalves rebate. Ouça

10/07/2021 às 07h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Áudio - Câmara Municipal de Patos /Edição - Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas FM, 97,9)
Compartilhe:
Josmá Oliveira solicita revogação de descontos sindicais dos servidores de Patos durante pandemia. Zé Gonçalves rebate. Ouça

Durante a sessão remota da Câmara Municipal de Patos desta quinta-feira (8), o vereador Josmá trouxe à pauta a discussão sobre os descontos de contribuição sindical que os servidores pagam mensalmente, descontados diretamente nos contracheques. O vereador apresentou um requerimento que pede a interrupção da cobrança, ao menos nesse período de pandemia, ao citar a crise financeira provocada pela COVID-19.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O vereador Josmá disse que foi procurado por diversos servidores que perguntaram a ele se a cobrança era devida e pediu apoio para resolver a problemática. Josmá argumentou que, embora seja pouco, o valor pode ser usado para outros fins nesse momento.

“Eu fui procurado por muitos servidores questionando se são obrigados a pagar contribuição sindical. Inclusive encaminhei pra eles uma cópia da lei 13.467/2017 e pedi para eles fazerem uma revisão no artigo 578 – 579, onde diz que a contribuição sindical tem que ter a autorização efetiva dos servidores. Estou apresentando à Câmara um requerimento que solicita a revogação do desconto da contribuição sindical, durante a pandemia, e depois o servidor pode procurar o sindicato e fazer a solicitação de retomada do desconto. Esse valor já ajuda no pagamento de um papel de água e energia, nesse momento de crise”, justificou o vereador.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Em contrapartida, no uso da palavra, o vereador Zé Gonçalves (PT), que também é sindicalista, negou que haja desconto contra a vontade dos servidores. Ele disse ainda que o desconto é legal e serve para a manutenção dos sindicatos que lutam pelos direitos dos servidores.

“O município não tem competência para tratar de matérias nesse sentido, é competência da União tratar sobre direito do trabalho. O artigo 22 diz que compete privativamente à União tratar sobre: direito cível, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho. E, mesmo se a União tratasse, seria Inconstitucional, como foi considerada a Medida Provisória 873/2019, que sequer foi votada pelo Congresso Nacional”, explicou o vereador.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Ele disse ainda que a proposta de Josmá é uma linha de ataque aos Sindicatos da região, um ataque aos servidores. Zé Gonçalves lamentou a posição do vereador em não defender o direito e o interesse dos servidores. Ele disse que qualquer desconto que ocorra, passou pela autorização dos servidores.

Patosonline.com

Áudio - Câmara Municipal de Patos /Edição - Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas FM, 97,9)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 33°

Sáb 35°C 21°C
Dom 33°C 21°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 20°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras