
A Prefeitura de Patos prosseguiu, na manhã desta quarta-feira (17), com a retirada das barracas que ocupavam ruas próximas ao Mercado Central. A operação contou com equipes da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans), Secretaria de Serviços Públicos e Guarda Municipal, que realizaram a remoção de comerciantes instalados na Feira Livre da Rua Dr. José Genuíno, ao lado do Mercado da Carne.
A ação cumpre determinação da 4ª Vara Mista da Comarca de Patos, resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual em 2013. A decisão prevê a desobstrução das ruas José Genuíno, Pedro II, Pedro Firmino, Leôncio Wanderley e da Travessa Miguel Mota, vias que começaram a ser liberadas desde a última segunda-feira (15).
Ver essa foto no Instagram
A medida representa um momento de incerteza para dezenas de feirantes e ambulantes que dependiam do espaço para garantir o sustento de suas famílias. Apesar das mudanças, a tradicional feira livre seguirá acontecendo, mas restrita aos sábados.
Em contato com o Patos Online, o procurador-geral do Município, Alexsandro Lacerda, explicou que os comerciantes serão realocados para o Centro de Comercialização Batista Leitão, o camelódromo, localizado na Rua Santos Dumont, próximo à Praça Fernando Soares e ao Guedes Shopping, e que agora se tornará uma feira permanente.
Paralelamente, a Prefeitura realiza serviços de rebaixamento de calçadas, remoção de estruturas erguidas de forma irregular e construção de rampas de acessibilidade. A reorganização busca melhorar o fluxo de veículos no entorno do Mercado Central e garantir acessibilidade aos pedestres, em cumprimento à determinação da Justiça.
O processo teve início a partir de uma Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual, após denúncias de ocupação irregular de calçadas e ruas no Centro. Em 2018, uma decisão liminar determinou a desocupação da área, confirmada em sentença definitiva em 2020. Após diversos recursos, o Tribunal de Justiça manteve, em 2024, a obrigação de desobstrução. Já em janeiro de 2025, uma decisão de 1º grau reforçou que o município deveria comprovar a execução da medida. Em agosto deste ano, novo despacho reiterou a ordem, determinando inclusive a intimação pessoal do prefeito de Patos para assegurar o cumprimento.
O procurador-geral do município, Alexsandro Lacerda, afirmou que a gestão não tem alternativa diante do trânsito em julgado da decisão. Segundo ele, desde a última semana foram iniciadas notificações aos comerciantes e realizada uma reunião com representantes dos feirantes.
“O município irá notificar os comerciantes que estão ocupando irregularmente a via pública, os passeios e praças. Além disso, montamos uma força-tarefa envolvendo várias secretarias para buscar soluções que amenizem o impacto da medida”, explicou.
Apesar das medidas, a retirada das barracas já provoca apreensão entre trabalhadores que veem na feira seu único meio de renda. Por trás das lonas desmontadas, ficam relatos de incerteza e de preocupação com o futuro.
A mudança, no entanto, é considerada pela Justiça um passo necessário para garantir a mobilidade urbana e a preservação do espaço público.
Com a decisão em vigor e a fiscalização em andamento, o Centro de Patos passa por uma transformação em sua rotina comercial.
Por Patos Online
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro
Problemática Falta de pressão e ausência no abastecimento de água causam transtornos e revolta moradora em Patos Mín. 22° Máx. 37°