Quinta, 22 de Maio de 2025
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Política Politica

Bolsonaro diz que pedirá ao Senado impeachment dos ministros Barroso e Moraes

No Twitter, presidente diz que pedirá processo contra ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso e cita consequências de 'ruptura institucional'

14/08/2021 às 09h51
Por: PATOS ONLINE Fonte: Texto - Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
Compartilhe:
Foto: Eraldo Peres/AP
Foto: Eraldo Peres/AP

O presidente Jair Bolsonaro publicou neste sábado (14), em sua conta no Twitter, que levará ao Senado um pedido para instaurar um processo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Em sua conta na plataforma, o presidente afirmou que os dois magistrados “extrapolam com atos os limites constitucionais”.

“Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos. De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais”, escreveu o presidente.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Em outra mensagem, Bolsonaro afirmou que procurará Rodrigo Pacheco (DEM-MG) com pedido para instaurar processo contra Moraes e Barroso com base no artigo 52 da Constituição.

“Lembro que, por ocasião de sua sabatina no Senado, o sr. Alexandre de Moraes declarou: ‘reafirmo minha independência, meu compromisso com a constituição, e minha devoção com as liberdades individuais’”, escreveu o presidente.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Ele finalizou, ainda, com uma mensagem dizendo que os brasileiros não aceitarão a violação de direitos e garantias fundamentais.

“O povo brasileiro não aceitará passivamente que direitos e garantias fundamentais (art. 5° da CF), como o da liberdade de expressão, continuem a ser violados e punidos com prisões arbitrárias, justamente por quem deveria defendê-los.”

CNN procurou os ministros Barroso e Moraes e aguarda uma resposta.

Prisão de Roberto Jefferson

Na sexta-feira (13), Moraes autorizou a prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) pela Polícia Federal (PF).

O ministro do Supremo acusou o ex-deputado de participar de uma suposta milícia digital em ataques às instituições democráticas – montada, principalmente, para atacar as eleições de 2022.

Apesar do histórico de envolvimentos com escândalos de corrupção, Jefferson teve alinhamento ideológico com o Bolsonaro ao longo dos últimos anos. No governo Bolsonaro, ele fazia barulho como um aliado contundente das políticas defendidas pelo presidente. 

Segundo o analista da CNN Caio Junqueira, aliados bolsonaristas aguardavam um sinal do presidente e o silêncio em relação à Roberto Jefferson poderia causar o afastamento dos conservadores mais radicais.

Texto - Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 33°

Sex 34°C 21°C
Sáb 35°C 20°C
Dom 34°C 21°C
Seg 33°C 20°C
Ter 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras