O jovem Ronaldo Leite da Silva Filho, formado em Ciências Biológicas pela UFCG Patos-PB, e que tem deficiência auditiva desde 2011 por causa uso constante do fone de ouvido, escreveu uma mensagem criticando o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por declarações contra os alunos com deficiências, ao fazer referência de que eles atrapalham o trabalho dos professores e o desenvolvimento dos demais alunos em sala de aula.
Em sua crítica, Ronaldo colocou que os alunos e universitários com deficiências não representa problema para os professores e nem para os demais alunos, e colocou que a Constituição Federal e o Estatuto da Pessoa com Deficiência garantem que os estudantes com necessidades especiais tenham oportunidades iguais aos demais alunos, adaptações e recursos para seu crescimento durante às aulas.
"O senhor foi bastante infeliz com suas palavras. Nós precisamos de acessibilidade e inclusão dentro das escolas e universidades públicas para receber estudantes com necessidades especiais! Foram várias lutas judiciais travadas contra a UFCG Patos-PB, para ter acessibilidade e inclusão lá dentro, e por isso, sou eternamente grato ao MPF e Justiça Federal daqui de Patos-PB, por me ajudar a ter acessibilidade e inclusão na UFCG", disse Ronaldo Leite, que também deu um recado aos estudantes com necessidades especiais e pais dos alunos: "Nunca desistam dos seus sonhos, lutem por seus filhos para ter acessibilidade e inclusão dentro das escolas e universidades públicas. Qualquer violação nos direitos dos alunos com deficiências, procurem o MPF, MPPB ou a Justiça Federal", acrescentou.
Ronaldo estará iniciando um projeto para dar aulas de LIBRAS totalmente de forma gratuita, em uma parceria firmada com o apoio do bispo Dom Eraldo, para ter mais acessibilidade e inclusão em nossa cidade. Os interessados em participar do curso de LIBRAS podem manter contato com o número: 83 9128-8135.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 36°