
O professor Ronaldo Leite da Silva Filho, graduado em Ciências Biológicas pela UFCG Patos-PB e cursando especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo IFPB, Campus de Monteiro-PB, entrou em contato com o Patosonline.com para descrever a problemática relativa a causa animal na cidade de Patos.
Ronaldo construiu o seu texto após uma coleta de informações realizadas para o seu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, no ano de 2019, e na oportunidade fala sobre a ação do poder judiciário e do problema que vem sendo enfrentado pela cidade de Patos e diversos outros municípios do estado, sem que hajam ações efetivas por parte do poder público para enfrentar a problemática. Confira na íntegra;
O abandono de animais é algo enfrentado por muitas cidades e a luta pra evitar abandonos não é algo recente. Vários problemas são enfrentados com a superlotação de animais de rua, como Saúde Pública, o bem-estar social e qualidade de vida desses animais, diz o professor de Biologia Ronaldo Leite e cursando especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente, autor do livro Direitos dos Animais: Inter-relações entre animais humanos e não-humanos (disponível gratuitamente no site do Amazon Brasil).
A Prefeitura de Patos já foi condenada pelo TJPB, aproveito para elogiar os desembargadores por suas palavras prol dos animais no acórdão. A responsabilidade dos animais em situação de rua é totalmente do Poder Público Municipal. As ONGs e os apoiadores da causa animal não são responsáveis por eles e nem têm obrigação de fazer algo, pois a responsabilidade é da Prefeitura de Patos-PB.
Acompanho desde 2019 (coletando informações e dados para meu TCC que foi aprovado 29 de novembro de 2019), e diversos problemas de ordem ambiental, econômica, política e social passaram a ser percebidos em nossa cidade. O Promotor Leonardo Cunha Lima de Oliveira, do MPPB de Patos, me falou que já houve condenações e conversas com a Prefeitura de Patos para criação do Centro de Zoonoses, porém a prefeitura sempre alegou que não têm "recursos públicos pra fazê-lo".
Acompanho bastante o Patosonline e demais meios de comunicação da nossa cidade, vejo que quase toda semana há ataques de cães contra à população patoense. Por isso, tentei entrar em contato pessoalmente com vereador Patrian e o procurador do município, mas infelizmente não aconteceram nossas reuniões. Gostaria de deixar algumas sugestões para a gente resolver juntos esse problema dos animais atacando à população patoense:
Os apoiadores da causa animal junto com algumas ONGs da nossa cidade, dizem que o melhor caminho é "castração e vacinação" desses animais, porém discordo deles. Realmente a castração é um excelente meio de combater o aumento da população canina, brigas por territórios, marcações de territórios, redução da agressividade e etc. A vacinação evita que animais doentes passem doenças para população e outros animais, porém a castração e vacinação não irão evitar ataques aos moradores da cidade.
A prefeitura deveria pegar todos os animais abandonados e recolocá-los em um lugar com acesso à água e comida e sendo tratados pelos médicos veterinários da prefeitura junto com os demais funcionários.
Todos os cidadãos que foram atacados por cães, podem entrar na Justiça e exigir indenização da Prefeitura de Patos, pois os animais são responsabilidade da prefeitura. Procurem seus direitos, pois vocês têm direito à indenização.
Aconselho aos vereadores que votem em um projeto de lei que pessoas que façam doações de rações, medicamentos ou que adote um animal de rua e prová-lo todos os meses que está cuidando do animal, que esses pessoas possam ganhar de 10% a 15% descontos nos seus IPTUs. Abaixem seus salários junto com do prefeito e vice-prefeito para construção do Centro de Zoonoses, e assim, teria recursos financeiros para resolver essa situação caótica.
Ao prefeito e vice-prefeito: já passou da hora dos senhores tomarem providências, pois caso contrário, a prefeitura vai gastar uma boa grana com as indenizações pagas para vítimas de ataques a cães.
Criei um grupo no WhatsApp para abrir um diálogo entre população patoense, e assim, buscarmos estratégias e ações como resolver essa situação que já passou de ser uma situação tranquila.
Por Ronaldo Leite da Silva
Animais de rua Secretária orienta população sobre como agir ao se deparar com animais agressivos nas ruas
Terreiro do Forró Prefeitura de Patos abre licitação de R$ 15,7 milhões para construção do novo Terreiro do Forró
Falta de água Cagepa emite comunicado sobre intermitência no abastecimento de água em Patos e cidades atendidas pelo Sistema Coremas/Sabugi
Problemática Incêndios recorrentes e uso de drogas em terreno abandonado preocupa moradores no bairro São Sebastião, em Patos
Esperança Meteorologista afirma que fenômenos que bloqueavam as chuvas no Sertão estão perdendo força, e precipitações podem voltar a ocorrer dentro da normalidade
Nota de falecimento Familiares comunicam o falecimento do marchante Francisco, conhecido como “Bobota”, aos 69 anos
Reclamação Moradora relata demora e dificuldades no atendimento do Canil Municipal em Patos; secretária afirma que atendimento segue critérios e limitações operacionais
Vaquinha solidária Carro é destruído por incêndio em Patos e vaquinha é criada para ajudar proprietário
Luto! Servidora pública municipal morre aos 42 anos em Patos Mín. 21° Máx. 37°