Sábado, 05 de Outubro de 2024
UNIFIP
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
Locais Locais

Os problemas que envolvem a causa animal em Patos. Por Ronaldo Leite da Silva Filho

17/09/2021 às 20h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Ronaldo Leite da Silva
Compartilhe:
Os problemas que envolvem a causa animal em Patos. Por Ronaldo Leite da Silva Filho

O professor Ronaldo Leite da Silva Filho, graduado em Ciências Biológicas pela UFCG Patos-PB e cursando especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo IFPB, Campus de Monteiro-PB, entrou em contato com o Patosonline.com para descrever a problemática relativa a causa animal na cidade de Patos.

Continua após a publicidade

Ronaldo construiu o seu texto após uma coleta de informações realizadas para o seu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, no ano de 2019, e na oportunidade fala sobre a ação do poder judiciário e do problema que vem sendo enfrentado pela cidade de Patos e diversos outros municípios do estado, sem que hajam ações efetivas por parte do poder público para enfrentar a problemática. Confira na íntegra;

O abandono de animais é algo enfrentado por muitas cidades e a luta pra evitar abandonos não é algo recente. Vários problemas são enfrentados com a superlotação de animais de rua, como Saúde Pública, o bem-estar social e qualidade de vida desses animais, diz o professor de Biologia Ronaldo Leite e cursando especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente, autor do livro Direitos dos Animais: Inter-relações entre animais humanos e não-humanos (disponível gratuitamente no site do Amazon Brasil).

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

A Prefeitura de Patos já foi condenada pelo TJPB, aproveito para elogiar os desembargadores por suas palavras prol dos animais no acórdão. A responsabilidade dos animais em situação de rua é totalmente do Poder Público Municipal. As ONGs e os apoiadores da causa animal não são responsáveis por eles e nem têm obrigação de fazer algo, pois a responsabilidade é da Prefeitura de Patos-PB.

Acompanho desde 2019 (coletando informações e dados para meu TCC que foi aprovado 29 de novembro de 2019), e diversos problemas de ordem ambiental, econômica, política e social passaram a ser percebidos em nossa cidade. O Promotor Leonardo Cunha Lima de Oliveira, do MPPB de Patos, me falou que já houve condenações e conversas com a Prefeitura de Patos para criação do Centro de Zoonoses, porém a prefeitura sempre alegou que não têm "recursos públicos pra fazê-lo".

Continua após a publicidade
Banner Reunidas

Acompanho bastante o Patosonline e demais meios de comunicação da nossa cidade, vejo que quase toda semana há ataques de cães contra à população patoense. Por isso, tentei entrar em contato pessoalmente com vereador Patrian e o procurador do município, mas infelizmente não aconteceram nossas reuniões. Gostaria de deixar algumas sugestões para a gente resolver juntos esse problema dos animais atacando à população patoense:

Os apoiadores da causa animal junto com algumas ONGs da nossa cidade, dizem que o melhor caminho é "castração e vacinação" desses animais, porém discordo deles. Realmente a castração é um excelente meio de combater o aumento da população canina, brigas por territórios, marcações de territórios, redução da agressividade e etc. A vacinação evita que animais doentes passem doenças para população e outros animais, porém a castração e vacinação não irão evitar ataques aos moradores da cidade.

A prefeitura deveria pegar todos os animais abandonados e recolocá-los em um lugar com acesso à água e comida e sendo tratados pelos médicos veterinários da prefeitura junto com os demais funcionários.

Todos os cidadãos que foram atacados por cães, podem entrar na Justiça e exigir indenização da Prefeitura de Patos, pois os animais são responsabilidade da prefeitura. Procurem seus direitos, pois vocês têm direito à indenização.

Aconselho aos vereadores que votem em um projeto de lei que pessoas que façam doações de rações, medicamentos ou que adote um animal de rua e prová-lo todos os meses que está cuidando do animal, que esses pessoas possam ganhar de 10% a 15% descontos nos seus IPTUs. Abaixem seus salários junto com do prefeito e vice-prefeito para construção do Centro de Zoonoses, e assim, teria recursos financeiros para resolver essa situação caótica.

Ao prefeito e vice-prefeito: já passou da hora dos senhores tomarem providências, pois caso contrário, a prefeitura vai gastar uma boa grana com as indenizações pagas para vítimas de ataques a cães.

Criei um grupo no WhatsApp para abrir um diálogo entre população patoense, e assim, buscarmos estratégias e ações como resolver essa situação que já passou de ser uma situação tranquila.

Por Ronaldo Leite da Silva

Patos, PB Atualizado às 20h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Dom 37°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Qua 37°C 22°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras