Desde que teve a proibição de funcionar com aplicações de injeções, fazer curativos, retirada de pontos, aplicação de soro e outros serviços de saúde, o Pronto Atendimento Maria Marques, localizado no Bairro Jatobá, em Patos, foi palco de muitas discussões e a comunidade exigia o funcionamento como anteriormente.
A proibição se deu diante da visitação de órgãos fiscalizadores como Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Conselho Regional de Medicina (CRM), Agência de Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA) e demais órgãos de fiscalização, que detectaram falta de espaços adequado para descarte de material usado e de esterilização e outros itens exigidos por lei e normativas. A partir de então, o P. Maria Marques ficou funcionando apenas como Unidade Básica de Saúde.
Na tarde desta quinta-feira, dia 31 de outubro, o secretário de Saúde do Município de Patos, Dr. Umberto Joubert, comunicou, através do Programa Polêmica, que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Estadual e a Prefeitura Municipal de Patos irá proporcionar a reabertura do P.A Maria Marques e das demais Unidades Básicas de Saúde que foram proibidas de funcionar sem as condições exigidas pelos órgãos de fiscalização.
Dr. Umberto Joubert disse que no acordo firmado, a prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Município, tem até terça-feira, dia 05, para apresentar um cronograma de construções e melhorias nos espaços que foram apontados como irregulares e interditados. Joubert relatou que busca urgência para que o P.A Maria Maques e as demais UBS que foram proibidas de realizar procedimentos possam voltar à normalidade.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Agradecimento Marcos Oliveira agradece equipe médica após cirurgia e recebe alta hospitalar
Arborização Prefeitura de Patos conclui plantio de 23 árvores no canteiro central da Rua Pedro Firmino
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura Mín. 21° Máx. 37°