A triste cena da fumaça tóxica que paira sobre a cidade de Patos volta a ser destaque na manhã desta segunda-feira, dia 04. O lixão do Município começou um novo foco de incêndio diante da ausência completa de máquinas que contribuem na manutenção para evitar acúmulos de lixo na localidade.
Cidadãos, trabalhadores do lixão e garis confirmaram que o incêndio começou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira. A fumaça tóxica já pode ser vista de pontos distintos da região de Patos.
O secretário de Meio Ambiente do Município de Patos, Dr. Sílvio Moreira, relatou que o fogo começou em uma localidade que já tem o chamado “fogo de monturo”. O secretário comentou que tem enfrentado dificuldades diante da ausência de máquinas e da própria ausência do trator de esteira que é permanente no lixão.
“Aqui tá uma bagunça! Fizeram aquela zuada toda, mas tá do mesmo jeito e até pior. Enquanto não colocarem máquinas e ajeitarem o trator vai ficar com fogo aqui de vez enquanto...”, desabafou um trabalhador de material reciclável.
“O trator de esteira do Município de Patos aguarda reposição de peças que pedimos desde maio de 2019. Como não temos máquinas, dependemos de outras secretarias e parceiros para conter fogo. Hoje (segunda-feira) vamos começar a mobilização para conter esse foco”, falou por telefone Sílvio Moreira.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Mín. 19° Máx. 32°