Alguns pais de alunos da cidade de Várzea-PB entraram em contato com a redação do Patosonline.com, durante a última semana, para relatar que a cidade só conta com uma escola municipal e uma estadual, mas que ambas estão sem funcionar. Sobre a escola municipal Sandoval Rubens de Figueiredo, o prédio foi interditado por conta de risco de desabamento de uma laje. Já com relação à escola estadual Professor Odilon de Figueiredo também encontra-se abandonada há anos.
Apesar de estar em 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Várzea encontra-se ainda sem oferecer ensino para os alunos, segundo os relatos dos pais. Após passar por uma reforma, a escola municipal foi interditada por conta de uma obra malsucedida que supostamente colocaria em risco a via dos próprios estudantes.
“O município encontra-se sem escola, nem municipal nem estadual. Os pais não sabem quem são os professores e nem tem informações sobre como serão as aulas. Hoje já é cinco de fevereiro e o secretário de educação sequer sentou para definir nada. Não existe planejamento, nem satisfação. Nós chegamos a esta conclusão, estão querendo começar de forma remota por conta de pandemia, mas isso não é mais desculpa”, disse uma das mães.
Ainda segundo relatos, as aulas voltaram em condições mínimas, quando alguns prédios foram locados para funcionar como escola e tiveram a estrutura adaptada, mas que não estão adequadas como deveriam.
Sobre essas reclamações, a reportagem do Patosonline.com conversou com o prefeito de Várzea, Otoni Costa de Medeiros (DEM), comumente chamado por Toninho. O prefeito negou que os alunos venham sofrendo prejuízo com relação ao ensino e a qualidade das salas de aula, mas que concorda que a estrutura não é apropriada para uma escola, pois não oferece condições de lazer e aspectos relativos. Disse que o problema foi herdado da gestão passada e que está fazendo o possível para reverter a situação, mas que depende da Justiça autorizar uma nova obra.
As aulas serão iniciadas no próximo dia 14 de fevereiro, e foram adiadas por segurança, tendo em vista o crescimento de casos. A prefeitura comprou fardamentos para os alunos e concedeu aumento de salário aos professores - piso salarial. O prefeito aproveitou para informar que está concluindo a construção de uma Creche modelo e que nos próximos dias irá iniciar a construção de duas novas escolas, uma na zona urbana e outra na zona rural. Pede demolição e refazer tudo.
Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°