Sexta, 22 de Novembro de 2024
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Rhaissa
Banner Clima Sublime
Mundo Mundo

Após Finlândia, governo da Suécia indica que adesão à Otan seria benéfica

É esperado que país solicite entrada na aliança militar na próxima segunda-feira (16); país alega que entrada aumentaria segurança nacional e estabilidade na região

13/05/2022 às 13h25
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Simon Johnson e Johan Ahlander, da Reuters
Compartilhe:
Combinação das bandeiras da Suécia e da Otan em foto de ilustração Reuters/Dado Ruvic
Combinação das bandeiras da Suécia e da Otan em foto de ilustração Reuters/Dado Ruvic

A adesão da Suécia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) aumentaria sua segurança nacional e ajudaria a estabilizar as regiões nórdicas e bálticas, disse a ministra das Relações Exteriores, Ann Linde, nesta sexta-feira (13), um dia depois que a vizinha Finlândia disse que buscaria “sem demora” se juntar à aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A invasão da Ucrânia pela Rússia forçou a Suécia – e seu parceiro militar mais próximo, a Finlândia – a escolher publicamente um lado depois de permanecer fora da aliança militar desde que foi fundada em 1949 para combater a União Soviética na Guerra Fria.

Espera-se que Estocolmo siga o exemplo de Helsinque e possa solicitar entrada na Otan, formada por 30 países, já na segunda-feira (16).

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

“A adesão da Suécia à Otan aumentaria o limite para conflitos militares e, portanto, teria um efeito de prevenção de conflitos no norte da Europa”, disse Linde a repórteres ao apresentar as conclusões de uma revisão de segurança de todos os partidos que examinou os prós e contras da adesão à Otan para a Suécia.

“A consequência mais importante da adesão da Suécia à Otan seria que a Suécia seria parte da segurança coletiva da OTAN e incluída nas garantias de segurança de acordo com o Artigo 5.”

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

O Artigo 5 do tratado fundador da Otan diz que um ataque a qualquer país da Otan deve ser visto como um ataque a todos.

Embora a Suécia e a Finlândia tenham há muito tempo relações estreitas com a Otan e participem regularmente nos exercícios e nas suas reuniões de alto nível, não são abrangidas pela sua garantia de segurança.

O governo disse que o relatório não constitui uma recomendação para se juntar à Otan.

A Esquerda e os Verdes foram os únicos partidos que não apoiaram as conclusões do relatório.

Um pedido teria que ser aprovado por todos os países da Otan e, posteriormente, pelo parlamento da Suécia.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse na sexta-feira que não é possível para a Turquia, membro da Otan, apoiar os planos da Suécia e da Finlândia de aderir ao pacto, dizendo que os dois países são “o lar de muitas organizações terroristas”.

Os ministérios das Relações Exteriores da Finlândia e da Suécia não comentaram de imediato a declaração de Erdogan.

Do Ártico ao Mar Negro

A adesão finlandesa e sueca à Otan redesenharia o mapa geopolítico do norte da Europa e criaria uma faixa praticamente ininterrupta de estados membros que enfrentam a Rússia do Ártico ao Mar Negro.

Na quinta-feira, o presidente e primeiro-ministro da Finlândia disse que o país – que compartilha uma fronteira de 1.300 km e um passado difícil com a Rússia – deve se inscrever para ingressar na aliança militar da Otan “sem demora”.

A Rússia disse que a oferta da Finlândia foi um movimento hostil que representa uma ameaça à sua segurança.

Moscou disse em abril que poderia posicionar mísseis com armas nucleares no território russo de Kaliningrado, imprensado entre os membros da Otan Polônia e Lituânia no Mar Báltico, se a Finlândia ou a Suécia se juntarem à aliança de defesa.

“Se a Suécia optar por se tornar membro da Otan, existe o risco de uma reação da Rússia”, disse o ministro da Defesa, Peter Hultqvist. “Deixe-me afirmar que, nesse caso, estamos preparados para lidar com qualquer contrarresposta.”

Hultqvist disse que a Suécia também precisa de garantias dos aliados para cobrir o período entre sua solicitação de adesão à Otan e sua ratificação pelos membros existentes.

“Entre outras coisas, o aumento dos exercícios militares com parceiros internacionais, tanto em território sueco quanto nas proximidades, pode contribuir para aumentar o limite (contra um ataque)”, disse ele.

A Suécia e a Finlândia receberam promessas de apoio de membros da OTAN, incluindo Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

No domingo, os social-democratas no poder na Suécia devem encerrar décadas de oposição e aprovar formalmente a adesão à Otan. O Parlamento irá então debater questões de segurança na segunda-feira.

A primeira-ministra Magdalena Andersson deve convocar uma reunião especial do gabinete imediatamente após o debate com um pedido enviado à sede da Otan até o final do dia, informou o diário Expressen, citando fontes não identificadas.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse na quinta-feira que a Finlândia será “calorosamente bem-vinda” e prometeu um processo de adesão “suave e rápido”, enquanto o governo dos EUA disse que apoiaria uma oferta de adesão da Finlândia e da Suécia.

Fonte: Simon Johnson e Johan Ahlander, da Reuters

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h08 - Fonte: ClimaTempo
37°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 37°C 22°C
Dom 36°C 23°C
Seg 36°C 24°C
Ter 36°C 24°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras