Em dificuldade financeira desde a suspensão do Gol de Placa, em janeiro deste ano, os clubes paraibanos terão que apertar ainda mais o cinto para o início da pré-temporada 2020, marcada para dezembro. Isso porque a perspectiva de liberação dos recursos do programa governamental não deve acontecer pelo menos até o início de 2020.
O controlador-geral do Estado, Letácio Tenório Guedes, acha difícil que o procedimento de investigação aberto pelo governo no início de novembro seja concluído ainda em 2019.
“É mais para o início do ano que vem”, disse. “É a primeira vez que está sendo feito esse tipo de acordo no estado. Nunca foi feito. Acho, inclusive, que no Nordeste nenhum estado fez um acordo de leniência. Os acordos de leniência que existem no Brasil são no âmbito da CGU, da Lava-Jato”, afirmou.
Após o PIP (Procedimento de Investigação Preliminar), o rito segue com o PAR (Processo Administrativo de Responsabilização) e posteriormente o acordo de leniência. Ainda assim, Letácio não garante a continuidade do programa para 2020.
“Isso só pode ser definido após finalizado o processo, o governo não tem interesse de prejudicar ninguém. O interesse é tudo continue fortalecido o futebol. Mas tem uma lei a ser seguida e todo um rito”, argumentou.
O Gol de Placa está suspenso pelo Governo do Estado desde janeiro, após uma série de fraudes no cadastramento do sistema do programa ser revelada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Pessoas que nunca vieram à Paraíba, elevado número de trocas por cidadão octogenário e falecidos, eram cadastradas como torcedores na troca de notas fiscais por ingressos.
Ao burlar as regras, os clubes conseguiam aumentar o número de torcedores em seus jogos, por meio do borderô, e justificar um montante superior de repasse da empresa patrocinadora do programa.
Alvo principal da Operação Cartola, que investigou manipulação de resultados no futebol paraibano, o Botafogo-PB foi o clube que mais desviou recursos públicos do Gol de Placa: R$ 3,2 milhões.
MaisPB
LIBERTADORES Corinthians supera susto, busca empate com Estudiantes e deixa confronto em aberto na Libertadores
REFORÇOS Nacional de Patos chega a 12 nomes confirmados para a Copa Paraíba 2026
LIBERTADORES Palmeiras vence LDU e leva vantagem para a altitude por vaga na semifinal da Libertadores
SUL-AMERICANA Gabigol brilha em noite de garçom, Santos vence Atlético-MG na Vila e se aproxima da semifinal da Sul-Americana
SELEÇÃO BRASILEIRA Primeira Convocação pós-Copa: lista de Ancelotti tem trio do Corinthians, dupla do Flamengo e inúmeras surpresas
TREINAMENTO Árbitra patoense Ruthyanna Camila participa de treinamento da Arbitragem PRO da CBF na Granja Comary
SUL-AMERICANA São Paulo leva gol de ex-Palmeiras, perde para o Boca e se complica na Sul-Americana
SUL-AMERICANA Com reservas, Vasco segura empate com o Santa Fe nas quartas da Sul-Americana
LIBERTADORES Fluminense conta com brilho de Hulk para sair na frente do Platense por vaga na semifinal da Libertadores Mín. 22° Máx. 35°