
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria de Justiça de Patos, abriu Inquérito Civil para investigar a denúncia de que o prefeito do município, Nabor Wanderley (Republicanos), estaria descumprindo a Lei Federal Nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.
De acordo com a denúncia, formulada pelo vereador Josmá Oliveira, existe hoje em Patos um número reduzido de guardas municipais efetivos e não houve a convocação de profissionais aprovados em concurso realizado em 2018 para o preenchimento das vagas.
Além disso, a denúncia dá conta de que faltam, inclusive, equipamentos de proteção para os profissionais da Guarda Civil.
De acordo com o promotor responsável pelo caso, Carlos Davi Lopes Correia Lima, 4º Promotor de Justiça de Patos, o descumprimento da legislação pode ensejar em prática de improbidade administrativa.
A portaria de instauração do Inquérito Civil foi assinada no dia 28 do mês passado.
Confira o documento:


COMPLEMENTO:
Procurador do município diz que não há irregularidades
Mantendo a prática do bom jornalismo de sempre ouvir o outro lado, o Patosonline.com procurou e ouviu o representante jurídico legal do município, procurador Alexandro Lacerda que disse não ver irregularidade nesse caso.
Veja o texto enviado ao Patosonline.com
“Boa tarde! a versão do município é que não existe qualquer irregularidade, as vagas criadas em Patos são de um total de 10 dez e todos foram convocados nos concursos realizados, não pode o município convocar servidores sem previsão legal de vagas. para isso as vagas devem ser criadas. não há qualquer irregularidade, existiria se o município convocasse servidores sem previsão legal. na verdade a denuncia é atendido pedido de candidatos que realizaram concurso e sabendo que eram apenas 10 vagas e querem que o município abra mais vagas que só pode ser feito por meio de lei”.
Texto inicial do pbagora
Complemento e edição do Patosonline.com
Cenário Decisão de Adriano Galdino deixa a Paraíba com quatro pré-candidatos ao Palácio da Redenção
Agenda política Nabor e Lucas prestigiam encerramento da 1ª ExpoPatos e chegada do Papai Noel
Eleições 2026 Discussão sobre vaga de vice na chapa com Lucas Ribeiro ficará para 2026, afirma Adriano Galdino
Emancipação Política Salgadinho confirma programação da festa pelos 64 anos de Emancipação Política com Seu Desejo, Michelle Andrade e muito mais
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos Mín. 22° Máx. 36°