Buscando coletar informações sobre a história da Comarca de Patos, a Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, reuniu-se, na tarde dessa quinta-feira (7), com historiadores, escritores, tabelião e jornalista do município patoense, além de magistrados. O encontro ocorreu no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Miguel Sátyro.
A obra, que será lançada no segundo semestre deste ano, fará parte da coletânea ‘Comarcas da Paraíba’, que conta fatos das comarcas do Estado, com ênfase para a valorização do Juízo de 1º grau. A iniciativa oportuniza aos leitores conhecer, a partir de um trabalho de resgate histórico, grandes trabalhos executados no passado.
Para a diretora do Fórum, juíza Joscileide Ferreira de Lira, é de suma importância a história da Comarca de Patos ser escrita pela Desembargadora Maria das Graças, tendo em vista a autora ter exercido a função de juíza e diretora da unidade judiciária.
Também presente à reunião, o juiz Aluízio Bezerra informou que a obra vai tratar desde o início da instalação da Comarca, passando por processos e crimes que trouxeram grandes repercussões no âmbito do Judiciário local, além da fundação e evolução da Comarca até os dias atuais.
“É importante que a memória do Judiciário fique registrada, documentada, e que sirva de informação para o futuro, mostrando, exatamente, o progresso e evolução que a Justiça vem se destacando ao longo dos tempos”, disse Aluízio Bezerra.
Para o ativista cultural e jornalista Damião Lucena, uma cidade sem história é uma cidade sem memória. “Estamos buscando no passado algo que possa ser feito no presente e continuado no futuro.”
Já o historiador e escritor José Romildo de Sousa destacou que essa será a primeira obra no município de Patos que vai abordar a história da Comarca. “É toda uma história que precisa ser contada e nunca foi, bem como será um livro substancioso, já que a gente de Patos escreve sobre a igreja e o futebol, mas não existe um livro em Patos que entrasse nessa vertente”, ressaltou José Romildo.
Ainda em Patos, a Desembargadora Maria das Graças se encontrou com o tabelião Fernando Meira Trigueiro, do 1º Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis, que mostrou e entregou documentos a respeito da história do Judiciário patoense.
Por Marcus Vinícius/Assessoria
Mín. 22° Máx. 37°