
Buscando coletar informações sobre a história da Comarca de Patos, a Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, reuniu-se, na tarde dessa quinta-feira (7), com historiadores, escritores, tabelião e jornalista do município patoense, além de magistrados. O encontro ocorreu no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Miguel Sátyro.
A obra, que será lançada no segundo semestre deste ano, fará parte da coletânea ‘Comarcas da Paraíba’, que conta fatos das comarcas do Estado, com ênfase para a valorização do Juízo de 1º grau. A iniciativa oportuniza aos leitores conhecer, a partir de um trabalho de resgate histórico, grandes trabalhos executados no passado.
Para a diretora do Fórum, juíza Joscileide Ferreira de Lira, é de suma importância a história da Comarca de Patos ser escrita pela Desembargadora Maria das Graças, tendo em vista a autora ter exercido a função de juíza e diretora da unidade judiciária.
Também presente à reunião, o juiz Aluízio Bezerra informou que a obra vai tratar desde o início da instalação da Comarca, passando por processos e crimes que trouxeram grandes repercussões no âmbito do Judiciário local, além da fundação e evolução da Comarca até os dias atuais.
“É importante que a memória do Judiciário fique registrada, documentada, e que sirva de informação para o futuro, mostrando, exatamente, o progresso e evolução que a Justiça vem se destacando ao longo dos tempos”, disse Aluízio Bezerra.
Para o ativista cultural e jornalista Damião Lucena, uma cidade sem história é uma cidade sem memória. “Estamos buscando no passado algo que possa ser feito no presente e continuado no futuro.”
Já o historiador e escritor José Romildo de Sousa destacou que essa será a primeira obra no município de Patos que vai abordar a história da Comarca. “É toda uma história que precisa ser contada e nunca foi, bem como será um livro substancioso, já que a gente de Patos escreve sobre a igreja e o futebol, mas não existe um livro em Patos que entrasse nessa vertente”, ressaltou José Romildo.
Ainda em Patos, a Desembargadora Maria das Graças se encontrou com o tabelião Fernando Meira Trigueiro, do 1º Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis, que mostrou e entregou documentos a respeito da história do Judiciário patoense.

Por Marcus Vinícius/Assessoria
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 23° Máx. 37°