
No Diário Oficial do Estado (DOE-PB) desta sexta-feira (08) foi publicada a lei que proíbe a exigência da autorização do parceiro pelos planos e seguros privados de saúde para que as mulheres coloquem o Dispositivo Intrauterino (DIU) e o Sistema Intrauterino (SIU) como contraceptivo.
A lei foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Paraíba no último dia 15 de junho e abrange as mulheres casadas e em união estável. O projeto de lei foi de autoria da deputada estadual Pollyana Dutra (PSB) e segue o que já acontece em outros estados como Maranhão e Pará.
No texto do projeto, a deputada defendeu que autorização do marido para uso de método é uma forma de domínio e opressão sobre as mulheres. "Sendo o Brasil signatário da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, que garante o amplo direito de decidir sobre a sua vida sexual e adoção de métodos contraceptivos, qualquer forma de limitar tal liberdade às mulheres é indevida e ilegal", explica o texto.
Confira o documento na íntegra clicando aqui
Fonte: ClickPB
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 23° Máx. 37°