
A Rede de Proteção de Patos participou nesta quarta-feira, 13 de julho, de capacitação sobre o combate ao trabalho escravo contemporâneo, promovida pelo Ministério Público do Trabalho.
O evento aconteceu no CRAS Geralda Medeiros, no bairro do São Sebastião e contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley; da secretária adjunta, Lucinha Peixoto; representantes da Rede Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde.
O seminário tem como objetivo prevenir o trabalho escravo e garantir o atendimento humanizado às vítimas de trabalho escravo na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), informando à população em vulnerabilidade social sobre os riscos do aliciamento e do trabalho escravo e garantindo o acesso aos programas sociais.
De acordo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Marcela Asfora, esta atividade tem por finalidade aperfeiçoar a atuação da Rede de Proteção de Patos, com vistas a reverter os fatores de vulnerabilidade das vítimas e viabilizar sua inserção qualitativa do mercado de trabalho decente.
“Esta capacitação com a Rede de Proteção é muito importante tanto na prevenção como para informar às pessoas, principalmente para os trabalhadores rurais, da existência do trabalho escravo, como caracterizar, evitar e suspeitar dessas propostas muito vantajosas, bem como a preparação para o acolhimento no momento pós-resgate”, comentou.
A procuradora ainda destacou que o município de Patos foi uma das cinco cidades do Estado apresentar um trabalho efetivo de pessoas resgatadas de situações de trabalho escravo.
Marcela ainda falou que a Paraíba não possui relatos de trabalho escravo, mas existe a prática dos trabalhadores serem recrutados e aliciados com propostas muito boas e vantajosas de trabalho e acabam sendo levados para outros estados em situações análogas de trabalho escravo.
Para finalizar, a procuradora relatou que o Ministério Público do Trabalho possui canais de comunicação para que as pessoas que conheçam alguma situação de trabalho escravo possam fazer a denúncia de forma anônima.



Coordecom
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°