
Em entrevista concedida nesse domingo, 27 de abril, o prefeito de Água Branca Hércules Sidney Firmino (Siduca) rebateu críticas feitas ao seu governo e anunciou o inicio de várias obras. “Minhas obras não são inacabadas, são concluídas”, assim o administrador respondeu a um vereador de oposição que teria lhe taxada de prefeito das obras inacabadas. Acrescentou que todas as construções serão concluídas antes do término do mandato. A exemplo do terminal rodoviário que será transformado em Centro Administrativo e a Quadra Poliesportiva. Apenas excetuou as iniciadas no final da gestão.
Sobre a saúde pública do município, o líder do executivo repudiou as críticas a Secretaria de Saúde por ter realizado uma confraternização comemorativa após uma campanha de combate a dengue. “Água Branca saiu na frente no combate a dengue”, disse ele a fim de explicar que mesmo antes do governo do estado promover o dia D contra a doença epidemiológica, o município já havia promovido uma grande campanha e que os baixos índices de ocorrência de dengue na localidade é a prova do bom trabalho que vem sendo realizado.
A respeito das ações nessa área, foi citado um novo curso de enfermagem que terá sua aula inaugural ainda essa semana; o combate à mortalidade infantil; distribuição de remédios às famílias carentes através da Farmácia Básica; aquisição de ambulância nova; casa de apoio em Campina Grande, bem como, um funcionário em João Pessoa que recebe e apóia os filhos de Água Branca.
No setor de agricultura, foi destacada a atenção dada ao Programa Seguro Safra que garantirá aos agricultores um benefício em reparo à perda da produção quando não houver chuvas ou quando as precipitações em excesso prejudicarem a agricultura. Além de fazer referência ao Agroamigo, Siduca disse que será lançado um novo programa responsável pela compra direta da produção ao pequeno agricultor e a distribuição aos órgãos públicos municipais.
Ao tratar de educação, falou da boa capacitação de professores, do proletramento e das novas metodologias que vem proporcionando o engrandecimento do alunado. Mais do que isso, lembrou principalmente o fato da merenda das escolas municipais ter recebido certificado pela quantidade e qualidade. De acordo com ele, essa façanha só foi conseguida por quatro municípios paraibanos.
Na Assistência Social, o gestor enumerou programas como o Pró Jovem, Jovens em Ação e “O Sacolão” que consiste na distribuição de mais de 250 cestas básicas as famílias carentes que não recebem nem um benefício do governo. Ainda foi mencionado o apoio aos portadores de deficiência, a terceira idade e a realização de cursos de capacitação. Brevemente, deve ser implantado um Telecentro contendo computadores conectados a internet banda larga e com acesso gratuito.
O prefeito Siduca anunciou obras a serem iniciadas ainda essa semana como a construção de um Centro Religioso, Praça, Calçamento e melhoramento da rede de esgoto no Povoado Lagoinha e da Rua Nanusa Lima. O leque de obras anunciadas foi fechado com o Campo de Futebol. Segundo ele, o recurso para a construção já foi empenhado e será protocolado na caixa econômica. A licitação será feita e a obra iniciada.
Por Gilmá Nascimento
Investigação Caso Master: Toffoli prorroga por mais 60 dias investigação da PF
Operação Carro-Pipa Pipeiros denunciam atraso no pagamento desde outubro e ameaçam paralisar a Operação na PB; Exército diz aguardar recursos, mas governo afirma que repasses estão em dia
Conscientização Prefeitura de Teixeira espalha coletores pela cidade e reforça a conscientização sobre o descarte correto do lixo
URGENTE Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha, em Brasília
Eleições em dobro Walber Virgolino diz que mantém diálogo com Efraim Filho e Sérgio Queiroz sobre a eleição suplementar de Cabedelo
Veto Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de cerca de R$ 50 milhões em recursos para a Saúde da Paraíba
Parecer MPE-PB aponta ausência de provas e defende a manutenção dos mandatos de prefeito e vice em Areia de Baraúnas
Reconhecimento Francisca Motta aponta avanços e celebra momento histórico da educação na Paraíba
Investimentos Princesa Isabel vai receber primeira unidade de Oncologia da Serra do Teixeira com investimento de R$ 8 milhões Mín. 23° Máx. 36°