
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou a equiparação do Lúpus Eritematoso Sistêmico às deficiências físicas e intelectuais, para os efeitos jurídicos. O texto de autoria do deputado Jeová Campos foi aprovado por unanimidade durante Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (11).
De acordo com o Projeto de Lei 3.388/2021, as pessoas portadoras da doença ficam assegurados pelos mesmos direitos e garantias dos benefícios sociais das pessoas com deficiência física ou intelectual previstos na Constituição Federal, bem como o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados sediados no Estado, detalha o Projeto de Lei.
“A doença não tem cura e seu tratamento além de caro é muito intenso, trabalhoso e dificultoso. Desconhecimento dos sintomas pela população, a falta de preparo das equipes de saúde primária para o diagnóstico, e as dificuldades de acesso a medicamentos modernos e tratamento adequado, principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são alguns dos principais problemas enfrentados pelos pacientes portadores de Lúpus”, destacou o deputado Jeová Campos.
Para o deputado Dr. Taciano Diniz, que fez a relatoria da matéria, a Lúpus é uma doença grave que afeta “Trata-se de uma doença crônica, cujo tratamento paliativo causa graves sequelas aos pacientes, sequelas estas inclusive sistêmicas que chegam até a atingir o sistema renal e também levando os pacientes a danos físicos”, ressaltou o relator do projeto, o deputado e Dr. Taciano Diniz.
Para fazer jus ao atendimento prioritário, a pessoa portadora do Lúpus Eritematoso Sistêmico deverá estar munida de qualquer documento firmado por profissional médico que ateste a sua condição.
Fonte: Portal Correio
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°