
Os familiares da jovem Maria Eduarda Araújo da Conceição, de 19 anos, entraram em contato com o Patosonline.com na tarde desta quarta-feira, dia 16 de outubro, relatando que a mesma está internada na Maternidade Dr. Peregrino Filho, aqui em Patos, perdendo muito líquido após ter uma ruptura prematura de membrana e que não foi realizado o procedimento de cesariana.
A mãe da jovem, Francisca Araújo, disse que Eduarda está grávida de 33 semanas e que como teve a bolsa rompida, está perdendo muito líquido e teme que algo possa acontecer com sua filha e neto.
"Porque no mesmo quarto que ela tava aconteceu um cordão umbilical saiu de uma mãe e a outra começou vomitar sangue, aí fizeram a cesárea, aí eu acho que tão esperando acontecer o pior com minha filha né!?", relatou a mãe da jovem.
Pabhlo Rhuan, repórter do Patosonline.com, entrou em contato com Séfora Cândida, diretora da Maternidade Peregrino Filho, e segundo ela, a jovem não poderia passar pelo procedimento no momento, pois está com 31 semanas e há um protocolo do Ministério da Saúde, em que orienta o internamento da gestante para monitoramento materno/fetal, seguindo para retirada da criança a partir de 34 semanas.
Ainda em nota enviada, a direção informou que a jovem está sendo monitorada diariamente pela equipe médica e de enfermagem, realizando a cada 3 dias uma ultrassonografia com Doppler e exames laboratoriais.
Veja nota:
Paciente Maria Eduarda Araújo da Conceição, deu entrada na Maternidade no dia 19/10/2022, devido a uma ruptura prematura de membrana, o que conforme protocolo do Ministério da Saúde, orienta-se o internamento da gestante para monitoramento materno/fetal, seguindo para retirada da criança a partir de 34 semanas, visando o benefício fetal, após feita todas as medicações necessárias à estabilização da criança até determinada data, podendo a retirada precoce ser prejudicial ao feto ao ponto de se manter internado na UTI em risco morte.
Estamos seguindo todo o protocolo vigente do MS, onde a mesma hoje apresenta 31 semanas e permanece internada, conforme o próprio relato da mãe, monitorada diariamente pela equipe médica e de enfermagem, realizando a cada 3 dias USG com Doppler e exames laboratoriais.
É importante ressaltar que a direção-geral da maternidade está disponível a família para qualquer esclarecimento.
Att: Séfora Cândida
Diretora Geral da Maternidade Dr. Peregrino Filho.
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 37°