Milhões de brasileiros saíram às ruas neste feriado de Finados, 2 de novembro, para protestar contra os resultados da eleição presidencial no último domingo, 30.
Vestidos de verde-amarelo, os manifestantes ocuparam as portas de bases militares em todo o Brasil. Os maiores protestos ocorrem em São Paulo (no Parque do Ibirapuera, onde está localizado o Comando Militar do Sudeste), no Rio de Janeiro (na Praça Duque de Caxias, onde fica o Comando Militar do Leste), e em Brasília (no Quartel General do Brasília).
Segundo a reportagem da TV Jovem Pan News, o Ibirapuera recebeu 30 mil pessoas. Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Campo Grande, entre outras capitais, também registraram manifestações expressivas, assim como cidades da região metropolitana de São Paulo, do interior paulista e do interior catarinense.
Quem foi à rua questiona a atuação da Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022, sobretudo no caso chamado pela campanha de Bolsonaro de “Radiolão”. No dia 24 de outubro, seis dias antes do primeiro turno, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, convocou uma entrevista coletiva em caráter de urgência e reclamou que Bolsonaro teve 154.085 inserções a menos do que Lula em rádios do Norte e do Nordeste. Na ocasião, Faria disse que o Tribunal Superior Eleitoral investigaria o caso.
“Eu tenho neta, tenho filha, não quero que meu país vire uma Venezuela. Nós tínhamos um governo excelente, mas sabemos que o sistema é sujo. Mas não vamos aceitar, vamos lutar.”, disse, à TV Jovem Pan News, uma mulher que se identificou como Mara Lúcia e foi ao protesto no Rio de Janeiro.
Apesar de pouquíssimos veículos de imprensa trazerem a mega manifestação (não se sabe o motivo), as imagens são divulgadas, quase que de forma instantânea e impressionam, pois ocorrem ao mesmo tempo em várias cidades do Brasil.
Veja alguns vídeos:
Patosonline.com
Com informações da Jovem Pan
Mín. 24° Máx. 37°