
Uma internauta residente no município de São José de Espinharas, na Região Metropolitana de Patos, utilizou suas redes sociais para fazer um relato sobre a triste situação na qual se encontra a Casa Grande da Fazenda São José, construída em 1826 e que deu início a história do município.
De acordo com Nayara Wanderley, o prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN, mas desde então nada se fez e segundo o relato da internauta, a construção está "esfarelando" e se desfazendo um pouco mais a cada época de chuva.
O seu temor é que com a chegada de mais um período chuvoso, o casarão não resista e venha abaixo. Segundo ela, a restauração é da vontade de todos, inclusive do atual atual prefeito, que em conversa informal, mostrou-se preocupado e com o interesse de realizar o serviço, porém, isso só é possível com a autorização do IPHAN.
O instituto, no entanto, só apareceu no local na época do tombamento, é o que diz a internauta.
Veja o relato na íntegra:
O descaso com o patrimônio histórico.
A Casa Grande da Fazenda São José, construída em 1826, que deu início a história do município de São José de Espinharas, está esfarelando. Depois de muito esforço para que o tombamento como patrimônio histórico acontecesse, nada se fez e a cada época de chuva a casa se desfaz um pouco mais. Outro período de chuva se aproxima e temo que ela não resista. O atual prefeito, em conversa informal, mostrou-se preocupado e com o interesse na restauração, porém, nada pode fazer sem a autorização do IPHAN. Que apenas apareceu na época do tombamento. Enquanto isso, a história da "Casa Grande" vai se transformando em montes de entulhos.
A casa não não é apenas madeiras, telhas, tijolos e alvenaria. Ela é a história de um lugar, de uma família, de uma região, é a cultura de um povo, de uma época.
Confira abaixo as imagens feitas por Nayara e que mostram a real situação do casarão:










Por Patosonline.com
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia Mín. 24° Máx. 29°