
Dentro do que preceitua a Política Nacional de Equidade nas Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ, programa do Governo Federal que visa combater o racismo e as desigualdades no setor educacional e promover a valorização da diversidade cultural, o município de Mãe d’Água tem intensificado as ações, incluindo a troca de experiências como uma das metas estabelecidas. Neste final de semana as atividades foram concentradas na cidade de Santa Luzia, com o deslocamento de uma representação escolar.
O objetivo central girou em torno do conhecimento do currículo escolar da Veneza paraibana, sua arte, religião e história.
A comitiva de Mãe d’Água, composta da Agente de Governança local do Programa - Vandecleide Cavalcante, alunos das escolas Maria Jerônimo e Manoel Nunes, além dos professores Laíres Maurício e Amanda Lucena, contou com o apoio da secretária Rosana Leão, responsável pela articulação com a Secretaria de Cultura de Santa Luzia, coordenada por Tereza Nóbrega, onde uma equipe foi disponibilizada para orientar os visitantes durante as escalas que se concentraram na Escola Quilombola Arlindo Bento, Museu Municipal e Galpão das Louceiras do Talhado, com a apresentação das minúcias dos projetos em desenvolvimento.
Vale destacar que o município de Mãe d’Água aderiu ao PNEERQ desde o ano passado e aglutina em seu território um potencial quilombola, na comunidade Cariri, originado de desavenças registradas no final do século XIX, nas proximidades de São Sebastião de Cacimbas, com certificação das áreas denominadas de Chã e Aracati, desencadeadas na ocorrência de três assassinatos, somados a outras manifestações de violência, obrigando muitos à fuga com parada na localidade conhecida por Casa de Pedras. A matéria detalhada do assunto, consta do livro inédita: “Mãe d’Água do Romano”, com perspectiva de lançamento em breve.
Assessoria



Orçamento Município de Mãe d’Água vivenciou a Plenária do Orçamento Participativo
Campanha solidária Moradora que teve casa alagada após chuva de 124 mm em Mãe d’Água lança campanha solidária
Incluir Paraíba Mãe d’Água participa e expõe no lançamento do Incluir Paraíba II
Chuvas Chuva de 124 milímetros provoca grande cheia no Rio de Mãe d’Água, levando recarga à Barragem Capoeira
ABASTECIMENTO Prefeito Jucélio Moura recebe equipe da CAGEPA e avança tratativas para melhoria no abastecimento de água em Mãe d’Água
Beleza natural Artesanato, Cachoeira dos Batentes e Gastronomia no FAMTOUR de Mãe d’Água
Jornada Pedagógica Mãe d’Água vivencia a Jornada Pedagógica 2026
Ação Administrativa Decreto de calamidade em Mãe d’Água: prefeito corta gastos e prioriza atendimento à população
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado Mín. 23° Máx. 31°