
No último dia 27, a turma pioneira de Residência em Clínica Médica formada graças a uma parceria entre o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) e a Unifip, realizou a cerimônia de encerramento da especialização. O curso, que teve duração de dois anos, foi feito por cinco residentes que atuam no hospital e que passam a atuar como especialistas nesta área da Medicina. Agora, em março, uma segunda turma começa a residência em Cirurgia Geral na unidade, desta vez, numa parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) que, pioneiramente, também abre residência na área nas cidades de Campina Grande, Patos e Sousa. Antes, essa capacitação só acontecia de forma centralizada em João Pessoa.
O Diretor Técnico do Complexo, Dr. Pedro Augusto, destaca os ganhos que essa capacitação traz para o hospital e seus pacientes. “Para o hospital, há a vantagem de passar a contar com profissionais especializados e, portanto, com maior capacidade resolutiva, e para os pacientes há um ganho considerável na assistência e tratamento, uma vez que os pacientes internados na Clínica Médica eram vistos diariamente tanto pelo residente, quanto pelo preceptor da residência e ainda pelo médico plantonista do hospital que fica responsável pelas intercorrências. O paciente passou a ser visto pelo médico plantonista e também pelos residentes, tendo um ganho de conduta e assistência durante toda a sua permanência na unidade”, disse o médico.
Sobre o início da nova turma de Residência em Cirurgia Geral, Dr. Pedro Augusto reforça que além de assegurar uma melhor assistência aos pacientes, esse é um passo muito importante para projetos futuros de ampliação de serviços na unidade. “Neste caso, é um passo fundamental para execução de projetos futuros de procedimentos cirúrgicos e ambulatório nesta área de Cirurgia Geral, o que vai nos possibilitar atender uma maior demanda de pacientes que, atualmente, a gente não consegue absorver apenas com os plantonistas do hospital”, reitera o Diretor Técnico do CHRDJC.
Para a Dra. Jaqueline Andrade, uma das residentes desta primeira turma, esse curso foi de suma importância para ampliar a bagagem de conhecimentos. “O aprendizado adquirido neste Grau Acadêmico foi importantíssimo, pois a gente passa a ter maiores subsídios, outros conhecimentos que nos dão ainda maior segurança de atuação, na assistência ao paciente e até maior envolvimento com a especialidade. Eu diria até que a residência pode ser denominada um dos ápices da profissão”, falou a médica que trabalha no Complexo desde 2020 e, atualmente, coordena a UTI da unidade.
O Diretor Geral do Complexo, Francisco Guedes, avaliou os ganhos que a unidade terá e agradeceu aos médicos preceptores que ajudaram na realização deste projeto pioneiro na unidade. “Como todo projeto piloto nós tivemos dificuldades no início, em alguns momentos, mas, superamos todas elas e chegamos aqui, na conclusão desta turma formada por grandes profissionais e que com essa bagagem de novos conhecimentos terão ainda maior e melhor capacidade de atender nossos pacientes”, destacou Francisco, agradecendo a todos os preceptores da especialização, em nome da Dra. Nayarah Xavier. Os cinco profissionais que participaram da primeira turma de Residência em Clínica Médica são: Dra. Jaqueline Andrade, Dr. Diego Varela, Dr. Breno Nobre, Dra. Juane Dornelas e Daniela Guerra.






Por News Comunicação/Assessoria
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 36°