A última rodada da primeira fase do Campeonato Paraibano Betino foi recheada de emoção para os torcedores do Botafogo-PB. Com direito a dois gols depois dos 50 minutos do segundo tempo, a classificação do Belo calou a torcida do Nacional de Patos que lotava as arquibancadas do José Cavalcanti. Na opinião do técnico Tiago Batizoco, o peso da camisa alvinegra foi o diferencial para a classificação.
O Botafogo-PB entrou em campo, no domingo, precisando vencer o Nacional de Patos para se classificar para as semifinais do estadual sem depender de outros resultados. E, aos 52 minutos do segundo tempo, empatava por 0 a 0, estava sendo eliminado... mas aí tudo mudou. Renatinho, aos 52, e Miller, aos 54, marcaram os gols que colocaram o Belo no mata-mata, para enfrentar o Sousa em jogos de ida e volta.
Empolgado, Batizoco atribiu ao peso da camisa botafoguense essa classificação emocionante. Auxiliar técnico fixo do clube, o profissional assumiu interinamente o cargo de treinador após a saída de Francisco Diá.
— Nós não apenas jogamos contra o Nacional. Nós jogamos também contra uma desconfiança, uma falta de convicção, muitas vezes, de que o grupo era capaz. Mas isso passou. A gente conseguiu vencer esse adversário — comentou Batizoco.
Vale lembrar que essa situação de gols nos acréscimos, que agora aconteceu em favor do Botafogo-PB, já havia atrapalhado o time em jogos anteriores do Campeonato Paraibano e também na Copa do Brasil. Contra Serra Branca e Queimadense, o Belo cedeu o empate aos 46 e aos 51 minutos do segundo tempo, respectivamente, deixando de somar pontos importantes, que poderiam ter tornado mais tranquila a classificação às semifinais. Na Copa do Brasil, o time empatava por 1 a 1 com o Águia de Marabá até os 47 minutos do segundo tempo, quando sofreu o gol de desempate e acabou eliminado.
A campanha do Alvinegro da Estrela Vermelha não encheu os olhos do torcedor nesta primeira fase. Apesar da invencibilidade, o Botafogo-PB venceu apenas três vezes nas nove rodadas — empatou os outros três jogos. A má fase fez o Belo chegar desacreditado à última rodada. O cenário do duelo final também não era muito favorável, já que o Nacional de Patos, precisando apenas do empate para se classificar, viu sua torcida lotar o José Cavalcanti.
Agora o foco do Botafogo-PB vai todo para as semifinais do Campeonato Paraibano. E a promessa é de confronto complicado. Porter terminado a primeira fase na quarta colocação, o Belo enfrentará o Sousa, que tem a melhor campanha do estadual. Mas, para Batizoco, a classificação significa uma virada de chave na equipe e aposta que a tranquilidade do elenco trará a confiança necessária para alcançar a vaga na grande final.
— Na sequência, os atletas, com mais tranquilidade, vão conseguir desempenhar o seu melhor. E, na decisão, sempre a camisa do grande pesa, e a camisa do Botafogo-PB fez toda a diferença (contra o Nacional de Patos).
Botafogo-PB e Sousa se enfrentarão em jogos de ida e volta nas semifinais do Paraibano. Como tem uma campanha pior que a do adversário, o Belo fará o primeiro jogo como mandante, no Almeidão, e o segundo como visitante, no Marizão. Em caso de empate no somatório dos dois resultados, o classificado para a final será conhecido após as penalidades máximas. A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) ainda não confirmou as datas do mata-mata, mas a tendência é que os jogos aconteçam nos dois próximos fins de semana.
Fonte: ge PB
Mín. 22° Máx. 37°