
Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 16 de março, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Patos que tratou da votação do Projeto de Lei nº 08/2023, de autoria do poder executivo, que concede a devolução das gratificações retiradas na gestão de Ivanes Lacerda, com um pequeno aumento, mas retira gratificações para categorias com piso nacional implantado, como é o caso da enfermagem.
A reunião foi tumultuada e marcada por protestos de representantes da classe, que estiveram no plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Durante toda a sessão, os presentes exibiam cartazes, faixas, gritavam palavras de ordem em desfavor do Projeto de Lei e tentaram provocar a retirada de pauta, mas sem sucesso.
O ponto chave do PL e que gerou toda a indignação da categoria, foi o Artigo 3º, que determina: “os cargos públicos efetivos do Município de Patos cujas categorias tiverem piso salarial fixado em Lei Federal ou Emenda Constitucional não farão jus a quaisquer gratificações por produtividade, similares ou de mesma natureza”.
Desde o envio do Projeto de Lei para a Câmara, o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) e o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN/PB) passaram a reivindicar a retirada do Artigo 3º.
Após diversos embates entre os parlamentares, a Câmara aprovou por 11 votos a 5, o Projeto de Lei.
Votaram favorável ao Projeto os vereadores Davi Maia, Emano Araújo, Italo Gomes, Nadir, Nêga Fôfa, Sales Júnior, Décio Motos, Fátima Bocão, Marco César, Ramon Pantera e Willa da Farmácia. Já José Gonçalves, Patrian Júnior, Josmá Oliveira, Jamerson Ferreira e Nadinho se posicionaram contrários ao PL.

Na semana passada, a presidente do Coren havia se reunido com o prefeito Nabor, que apresentou uma contraproposta para deixar a produtividade, mas colocar um parágrafo único dizendo que, se o Governo Federal repassar integralmente o valor do piso salarial da enfermagem, o gestor se comprometeria a implantar uma gratificação de 25% sobre o salário base dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, no entanto, foi recusada pela categoria.
Patosonline.com
Com informações de Jozivan Antero/Polêmica Patos
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora Mín. 22° Máx. 36°