
A Diocese de Patos promoveu um encontro com cerca de 40 representantes de municípios da região metropolitana da cidade para discutir a insegurança alimentar e o combate à fome, temática abordada neste ano pela Campanha da Fraternidade (CF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A reunião aconteceu na manhã deste sábado (18) no salão paroquial São Paulo, anexo da Catedral de Nossa Senhora da Guia, na zona central da Morada do Sol.
A proposta do encontro partiu da equipe organizadora da CF na Diocese e reuniu secretários municipais de Agricultora e Desenvolvimento Social dos municípios de Nova Olinda, Água Branca, Taperoá, Santa Terezinha, Princesa Isabel, Livramento, Maturéia, Catingueira, Junco do Seridó, Santa Luzia, Teixeira, São José do Sabugi, Juru, Santana dos Garrotes, Imaculada, Assunção e Patos.
Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo de Patos, abriu o encontro que contou com explanação sobre insegurança alimentar na região do semiárido feita pelo professor Irenaldo Pereira à luz do Texto-base da Campanha da Fraternidade no eixo VER a realidade da fome. Já o professor e teólogo Daniel Leite explanou a realidade da fome a partir do eixo ILUMINAR com a luz da Palavra.
Dom Eraldo debateu pistas oriundas do texto-base da Campanha que podem ser postas em prática pelas administrações públicas.
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente durante o período da Quaresma. No entanto, sua temática é abordada durante todo o ano em escolas, grupos, sociedade e governos. Neste ano, tem como tema “Fraternidade e Fome” com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Esta é a terceira vez que a CNBB propõe a fome como abordagem da CF (1975, 1985 e 2023).
A realidade da fome no Brasil é assustadora. O país voltou ao mapa da fome nos últimos anos. Em abril de 2022, 58,1% viviam em algum nível de Insegurança Alimentar, dos quais 15,5% conviviam com a fome. É como se todos os habitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Manaus passassem fome.
Com a CF, a Igreja no Brasil busca alertar para a necessidade de garantir segurança alimentar para a população e que a desigualdade social que gera a fome possa ser combatida.




Texto: José Filho, jornalista
Descarte irregular Moradores denunciam descarte irregular de restos de árvores e incêndios criminosos no bairro Dona Milindra
Avaliação Falcão Pesquisas: gestão do prefeito Nabor é aprovada por mais de 80% da população de Patos
Se antecipe Comércio de Patos fechará as portas no dia 1º de janeiro
Raio X Conheça a realidade econômica de Areia de Baraúnas, o município com o segundo menor PIB do Brasil
Entulhos Moradora denuncia descarte de entulhos nas proximidades da UPA do Campo da Liga e do Colégio CAIC, em Patos
Gastronomia Restaurante O Lampião se destaca em pesquisa e figura entre os melhores de Patos, aponta levantamento do Instituto DataDucks
Avaliação Galã do Brega faz balanço positivo de 2025 e anuncia novos projetos para 2026
Transtornos Incêndio em terreno abandonado provoca transtornos e gera revolta de moradores no bairro Belo Horizonte, em Patos
VAGAS DE EMPREGO Sine-PB oferece 51 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (29) Mín. 23° Máx. 38°