Nesta sexta-feira, dia 24 de março, o desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Marcos William de Oliveira, manteve a decisão da 4ª Vara Mista contra o Município de Patos para que seja construído o Centro de Controle de Zoonoses.
A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), provocada pelo professor Ronaldo Leite, que tem denunciado o município de Patos diante da problemática dos animais de rua. O desembargador Marcos William foi o relator da ação.
No recurso, a gestão municipal alegou que medidas para o controle populacional dos animais de rua na cidade já vinham sendo adotadas e que o Poder Judiciário não poderia intervir e determinar a construção do Centro de Zoonoses.
No entanto, o desembargador teve outro entendimento com base nas leis vigentes e determinou a construção do órgão.
“Por oportuno, vale registrar que tanto a sentença quanto o Acórdão foram claros ao verificarem a inércia da edilidade na solução do problema apresentado nos autos…que ficou comprovado nos autos, pelo Parquet, o Município de Patos restou omisso na criação de centro de zoonoses e fatores biológicos de risco, estabelecimento fundamental para o desenvolvimento de atividades de vigilância ambiental e controle de zoonoses e doenças transmitidas por vetores... que o problema afeta a qualidade de vida da população", diz um trecho da decisão.
A Prefeitura de Patos alegou falta de recursos para a construção do Centro de Controle de Zoonoses, todavia, o desembargador ponderou que por mais que exista limitação financeira por parte da gestão, não poderia ser invocada como recusa a cumprir preceito constitucional, garantindo, ao cidadão, o mínimo de condições para uma vida digna.
Patosonline.com
Com informações de Polêmica Patos
Confira a decisão abaixo:
Luto! Jovem patoense de 29 anos morre após luta contra o câncer
Pesquisa Supermercado Redenção se destaca entre os melhores de Patos em pesquisa do Instituto DataDucks
Descarte irregular Moradores denunciam descarte irregular de restos de árvores e incêndios criminosos no bairro Dona Milindra
Avaliação Falcão Pesquisas: gestão do prefeito Nabor é aprovada por mais de 80% da população de Patos
Se antecipe Comércio de Patos fechará as portas no dia 1º de janeiro
Raio X Conheça a realidade econômica de Areia de Baraúnas, o município com o segundo menor PIB do Brasil
Entulhos Moradora denuncia descarte de entulhos nas proximidades da UPA do Campo da Liga e do Colégio CAIC, em Patos
Gastronomia Restaurante O Lampião se destaca em pesquisa e figura entre os melhores de Patos, aponta levantamento do Instituto DataDucks
Avaliação Galã do Brega faz balanço positivo de 2025 e anuncia novos projetos para 2026 Mín. 23° Máx. 38°