Domingo, 22 de Setembro de 2024
UNIFIP
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
Gerais Gerais

Hemodinâmica de Patos mais que dobra média prevista para o serviço de cardiologia no segundo mês de realização dos procedimentos

05/05/2023 às 22h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Hemodinâmica de Patos mais que dobra média prevista para o serviço de cardiologia no segundo mês de realização dos procedimentos

A média de procedimentos cardiológicos previstos para realização dos serviços na hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) era de 103, mas, em abril o número de atendimentos saltou para 244, mais que duplicando essa projeção inicial de realização do serviço. Nos meses de março e abril esse volume chegou a um total de 312 atendimentos em Cardiologia e 32 Vascular.

Continua após a publicidade

Em março foram 68 atendimentos cardiológicos e outros 12 vascular. Em abril, foram 244 em Cardiologia, mais que quadruplicando o quantitativo do mês anterior,  e mais 20 em Vascular, quase o dobro do mês passado. “Embora o serviço de hemodinâmica funcione dentro do Complexo de Patos, ele é totalmente gerenciado pela PB Saúde”, explica o Diretor Geral do CHRDJC, Francisco Guedes. Ainda segundo o diretor, consolidando a sequência de crescimento mês a mês, no número de procedimentos realizados nas hemodinâmicas, registra-se um impulsionamento de mais de 230% nos atendimentos em Patos, que chegaram a 264 em abril.

Ainda segundo Francisco, esses dados mostram o quanto existia uma demanda reprimida deste serviço e o quanto foi importante o governo disponibilizar esse tipo de atendimento no sertão. “Esses números impressionam, pois não imaginávamos que teríamos toda essa demanda, mas, o bom é constatar que o serviço está funcionando, salvando vidas e que a gestão de saúde estadual tem tido ações assertivas em relação à melhoria do atendimento à população, especialmente, do sertão disponibilizando procedimentos especializados que antes eram restritos à Campina Grande e a capital”, destaca o diretor.

Continua após a publicidade
Reunidas

Procedimentos gerais feitos nas hemodinâmicas da Paraíba

O número de procedimentos realizados nos serviços de hemodinâmica gerenciados pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE teve um aumento de 49% entre os meses de janeiro e abril de 2023, registrando crescimento progressivo a cada mês. O aumento foi impulsionado pela implantação do serviço em Patos, no Sertão, em março, que permitiu o atendimento rápido e eficaz dos pacientes da região, antes transferidos para Campina Grande ou Santa Rita.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

De acordo com os dados das hemodinâmicas, instaladas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, de janeiro até abril deste ano foram computados 3.767 procedimentos feitos nas áreas de cardiologia, neurologia e vascular.

Em janeiro, foram 765 procedimentos, sendo 255 em Campina Grande e 510 em Santa Rita, já em fevereiro foram realizados 227 em Campina Grande e 530 em Santa Rita. Com a efetiva implantação do serviço em Patos, em 21 de março, foi registrado um aumento de 43% no número de procedimentos. Naquele mês, foram 276 atendimentos em Campina Grande, 740 em Santa Rita, e 80 em Patos.

Para a diretora de Atenção à Saúde da PB SAÚDE, Ilara Nóbrega, mais do que números, esse crescimento significa acesso, diagnóstico, resultado e mais qualidade de vida para todos os pacientes que foram tratados de forma oportuna e ágil por uma equipe de excelência. “Essa significativa melhoria é resultado do funcionamento das nossas três hemodinâmicas de forma simultânea, 24h por dia e nos sete dias da semana, que passou a dar acesso ao atendimento imediato do paciente dentro da sua própria macrorregião. De modo especial, a interiorização do serviço de cardiologia intervencionista é, portanto, uma medida fundamental para garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde em todo o país, e nesse sentido a Paraíba adota modelo pioneiro”, expressou a gestora.

Assessoria

Patos, PB Atualizado às 01h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 36°

Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 22°C
Qua 36°C 22°C
Qui 36°C 21°C
Sex 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras