Domingo, 22 de Setembro de 2024
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
Destaque Destaques

Ex-vice prefeito e comerciante vão a júri pelo assassinato de Itó Morais

02/09/2007 às 18h20
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte/DB.com.br
Compartilhe:

Um crime que alcançou grande repercussão no Estado teve como vítima o prefeito de Santa Luzia, no sertão da Paraíba, Itó Morais. O vice-prefeito Antônio Cesarino da Nóbrega e o comerciante Joácio Jairo de Medeiros, acusados de mandarem matar o prefeito Ito Morais e seu motorista João Ribeiro dos Santos, voltam no próximo dia 20 ao banco dos réus para um novo julgamento em João Pessoa.

Continua após a publicidade

Eles haviam sido absolvidos da acusação em fevereiro de 2005, num julgamento que durou 20 horas, resultado que gerou muita revolta aos familiares das vítimas e à população de Santa Luzia.

O Ministério Público, através do promotor Francisco Sarmento, recorreu da decisão alegando que o resultado contrariou as provas. A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, considerou procedente a ação do MP e anulou o primeiro julgamento.Os advogados dos réus ainda recorreram ao Superior Tribuna de Justiça, mas não obtiveram êxito. O processo foi devolvido ao Tribunal de Justiça da Paraíba e o juiz do 1º Júri da Capital marcou um novo julgamento para o dia 20 deste mês.

Continua após a publicidade
Reunidas

Em Santa Luzia o clima é de muita expectativa.O assassinato de Itó Morais e de seu motorista João Ribeiro, aconteceu quando eles voltavam de uma feira de animais promovida pela Prefeitura. Era madrugada de 26 de maio de 2002 e quando o carro do prefeito parou na porteira da chácara dois pistoleiros executaram Itó e o motorista.

Eles foram executados a tiros de revólver, numa emboscada, por Everaldo Domingos, o Galego e Luciano Tavares,o Neguinho, pistoleiros contratos, segundo relatos da acusação contidos no processo, pelo vice-prefeito Antônio Cesarino, que teria interesse em assumir a prefeitura. O crime foi presenciado pelo caseiro do prefeito, Judivan Araújo, mas este em depoimento informou que não deu para ver os assassinos devido a distância e escuridão.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Além dos pistoleiros foram presos Edmilson Paredes, Ninão, sob acusação de ter sido o intermediador do contato e dado apoio logístico aos executores do duplo homicídio. A absolvição, principalmente de Cesarino, no primeiro julgamento, deixou a população de Santa Luzia frustrada. Edmilon Paredes, o Ninão, foi condenado a 34 anos de prisão.

Em seu depoimento ele declarou que havia contratado os pistoleiros a mando de vice-prefeito de Ito Morais, Antônio Cesarino. Uma caravana deve estar em João Pessoa para acompanhar o julgamento. Os réus serão defendidos pelos advogados Genival Veloso Filho e Sulamita Medeiros, que vão apresentar a tese de negativa de autoria.

Os réus seriam julgados na Comarca de Santa Luzia mas o processo foi desaforado para João Pessoa devido a amizade que os réus tinham com a comunidade, o que poderia influenciar o Corpo de Jurados.

Fonte/DB.com.br

Patos, PB Atualizado às 04h05 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 22°C
Qua 36°C 22°C
Qui 36°C 21°C
Sex 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras