Metade dos assassinatos de mulheres na Paraíba, no primeiro semestre de 2023, estão sendo investigados como feminicídios. Os dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística do Governo do Estado, solicitados pelo g1 via Lei de Acesso à Informação, mostram que 16 feminicídios foram registrados na Paraíba de janeiro a junho deste ano.
O mês mais violento para as mulheres foi janeiro, com nove mulheres assassinadas, sendo 4 feminicídios registrados. Em seguida, aparece o mês de junho, com oito mortes no total, sendo quatro feminicídios.
Na atualização dos dados, enviados ao g1 em julho, o mês de abril teve o maior número de feminicídios, com seis casos em investigação.
A Lei nº 13.104/2015 torna o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos, com penas mais altas. Conforme a lei, considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
Na soma total de assassinatos do primeiro semestre, o número de feminicídios ultrapassa o de homicídios dolosos. Foram 16 mulheres assassinadas por questões de gênero e 15 por homicídio doloso, quando não há relação com o gênero. As mortes são tratadas, tecnicamente, como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Na comparação com o mesmo período de 2022, houve a diminuição de um caso, e em relação a 2021, o número de feminicídios se manteve o mesmo quando observado o mesmo semestre. Mas em relação ao total de mulheres assassinadas, houve uma diminuição de nove casos comparado ao ano passado.
Mulheres assassinadas na PB no 1º semestre de 2023
| Crime | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | TOTAL |
| Homicídio doloso | 5 | 4 | 0 | 0 | 3 | 3 | 15 |
| Feminicídio | 4 | 0 | 0 | 6 | 2 | 4 | 16 |
| Latrocínio | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
| Lesão corporal seguida de morte | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
| TOTAL | 9 | 4 | 0 | 6 | 6 | 7 | 32 |
Denúncias de estupros, tentativas de feminicídios, feminicídios e outros tipos de violência contra a mulher podem ser feitas por meio de três telefones:
Além disso, na Paraíba o aplicativo SOS Mulher PB está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS e tem diversos recursos, como a denúncia via telefone pelo 180, por formulário e e-mail.
As informações são enviadas diretamente para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que fica encarregado de providenciar as investigações.
Uma das vítimas de feminicídio na Paraíba, no primeiro semestre de 2023, foi Grazielle Maria Dantas Nunes, com nome, história, filhos e família. Tinha apenas 22 anos. Foi morta com um tiro na cabeça, no dia 28 de janeiro, em Pedra Lavrada, no Seridó paraibano.
O suspeito é o ex-companheiro dela, que não aceitava o término do relacionamento. Conforme informações da Polícia Civil, o feminicídio aconteceu na frente da mãe e do filho de dois anos da vítima.
A vítima estava na casa da sua mãe, quando foi a um bar a pedido de uma vizinha. No caminho, Grazielle Nunes foi surpreendida por Cleiton, que iniciou uma discussão e, puxando-a por uma das mãos, começou a levá-la de volta para a casa contra a sua vontade. Ela então começou a gritar por socorro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/i/T/hGsZxISmCks6MsfAjIvA/pedra-lavrada-paraiba-pb.jpg)
Ao chegar à residência, Cleiton sacou um revólver e mandou que todos entrassem dentro do imóvel. Estavam presentes o irmão, a mãe e o filho da vítima - de apenas 2 anos de idade, oriundo da união com o denunciado.
Ainda conforme o MPPB, a vítima se encostou na porta de entrada, momento em que o Cleiton colocou a arma de fogo na sua testa e efetuou disparo à queima-roupa, sem dar chances de defesa para Grazielle, além de ter cometido o crime na presença do filho e da mãe da vítima.
Cleiton Salustio de Sousa foi encontrado na zona rural do município de Tenório, e encontra-se, atualmente, na cadeia pública de Cubati.
Fonte: g1 PB
Moto recuperada Moto furtada é recuperada pela PM em Teixeira, próxima à divisa entre Paraíba e Pernambuco
Tráfico de drogas Polícia Militar apreende drogas e conduz suspeita por tráfico em São Mamede
Balanço Final PRF encerra Operação Semana Santa com baixo índice de acidentes no Sertão da Paraíba
Ação policial PRF recupera animais furtados e cumpre mandado de prisão na BR-230, em Sobrado/PB
Espancamento Quatro suspeitos de espancar jovem com mangueira de botijão de gás são presos em operação policial no Vale do Piancó
Exploração infantil PF cumpre mandado contra exploração sexual infantojuvenil na Paraíba
Balanço Final Operação Semana Santa 2026: 3º BPM divulga balanço e destaca avanço operacional e tranquilidade na região de Patos
Acidente fatal Equipe do SAMU reverte parada cardíaca em jovem após grave acidente em Cacimbas, mas vítima não resiste e tem morte cerebral confirmada no Hospital de Patos
Acidente Caminhão tomba na Serra do Teixeira na tarde desta segunda-feira (6) Mín. 22° Máx. 30°