
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) realiza, nesta segunda-feira (8), a solenidade de posse do procurador de Justiça José Guilherme Lemos como novo corregedor-geral da instituição. O evento está marcado para as 16h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, com transmissão pelo canal oficial do MPPB no YouTube.
Natural de João Pessoa, José Guilherme é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ingressou no Ministério Público em junho de 1994, como promotor de Justiça substituto na comarca de Alagoinha.
Ao longo da carreira, atuou nas comarcas de Sousa, Campina Grande e João Pessoa, além de exercer diversas funções administrativas e de gestão dentro da instituição, incluindo os cargos de assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor-corregedor, secretário-geral da PGJ e coordenador de órgãos ligados às áreas criminal, de execução penal, improbidade administrativa e controle externo da atividade policial.
Em 2023, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça pelo critério de merecimento. No ano seguinte, foi eleito ouvidor do Ministério Público da Paraíba com 71,8% dos votos dos membros da instituição.
José Guilherme deixa a Ouvidoria para assumir a Corregedoria-Geral do MPPB, sucedendo Antônio Francisco Sarmento. O órgão é responsável por orientar, fiscalizar e acompanhar a atuação funcional de membros e servidores do Ministério Público.
Entre as atribuições da Corregedoria estão a realização de inspeções e correições periódicas em todos os setores da instituição, avaliando a eficiência dos serviços prestados e a estrutura disponível para atendimento à população.
Por Patos Online
Com informações do MPPB
Concurso Mãe d’Água Continuam abertas as inscrições para concurso público da Prefeitura de Mãe d’Água com 91 vagas e salários de até R$ 7,2 mil
Postos de trabalho Sine abre a semana com 450 vagas de emprego na Paraíba
Eleições 2026 Paraíba termina maio com quase 3,25 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro
TRÂNSITO Caminhão é destruído por incêndio e interdita trecho da BR-230 em Campina Grande
São João 2026 Tradicional Cavalgada de Santo Antônio será realizada no próximo dia 7 de junho dentro da programação do São João de Malta 2026
Caged Paraíba tem saldo superior a 2 mil empregos com carteira assinada em 2026
COMUNICADO Cagepa suspenderá abastecimento de água em Patos e mais seis cidades da região na próxima quarta-feira (3)
Orçamento Democrátic Cacimba de Areia define prioridades para o Orçamento Democrático Estadual 2026 durante reunião preparatória
EMPREGOS Patos e outras cidades do Sertão concentram vagas de emprego ofertadas pelo Sine-PB em junho Mín. 21° Máx. 33°