
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) realiza, nesta segunda-feira (8), a solenidade de posse do procurador de Justiça José Guilherme Lemos como novo corregedor-geral da instituição. O evento está marcado para as 16h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, com transmissão pelo canal oficial do MPPB no YouTube.
Natural de João Pessoa, José Guilherme é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ingressou no Ministério Público em junho de 1994, como promotor de Justiça substituto na comarca de Alagoinha.
Ao longo da carreira, atuou nas comarcas de Sousa, Campina Grande e João Pessoa, além de exercer diversas funções administrativas e de gestão dentro da instituição, incluindo os cargos de assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor-corregedor, secretário-geral da PGJ e coordenador de órgãos ligados às áreas criminal, de execução penal, improbidade administrativa e controle externo da atividade policial.
Em 2023, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça pelo critério de merecimento. No ano seguinte, foi eleito ouvidor do Ministério Público da Paraíba com 71,8% dos votos dos membros da instituição.
José Guilherme deixa a Ouvidoria para assumir a Corregedoria-Geral do MPPB, sucedendo Antônio Francisco Sarmento. O órgão é responsável por orientar, fiscalizar e acompanhar a atuação funcional de membros e servidores do Ministério Público.
Entre as atribuições da Corregedoria estão a realização de inspeções e correições periódicas em todos os setores da instituição, avaliando a eficiência dos serviços prestados e a estrutura disponível para atendimento à população.
Por Patos Online
Com informações do MPPB
SOCIOEDUCATIVO Adolescentes internados em unidades socioeducativas da Paraíba passam a ter direito a visitas íntimas; entenda as regras
Campeonato Reunião define abertura do Campeonato Municipal de Futebol Amador de São José do Bonfim 2026
2ª Corrida Pela Vida 2ª Corrida Pela Vida será realizada em dezembro, em São José de Espinharas; inscrições já estão abertas
PARCERIA Presidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituições
SEGURANÇA VIÁRIA MPF discute com PRF e Dnit medidas emergenciais contra acidentes na BR-230, entre Soledade e Juazeirinho (PB)
FISCALIZAÇÃO Restaurante de hotel é interditado durante fiscalização da Operação Verão 2027
Baixa Umidade Inmet emite nesta terça (03), alerta de baixa umidade para 106 municípios da PB; Patos e Sertão estão na lista
NOTA DE FALECIMENTO Familiares comunicam o falecimento de Maria de Fátima Oliveira Gomes, moradora do município de Passagem
FALTA DE ÁGUA Moradores de São Mamede denunciam 15 dias sem água; Cagepa emite comunicado e informa sobre serviços de reparo em adutora Mín. 22° Máx. 38°