
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, divulgou o resultado do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. O estudo foi realizado entre os dias 3 e 7 de julho.
O LIRAa é um método simplificado que permite identificar a infestação e distribuição do vetor Aedes aegypti no município. É um trabalho de amostragem que possibilita identificar os bairros mais críticos e quais depósitos (de focos) são predominantes na área.
De acordo com os dados apresentados, o Índice de Infestação Vetorial Predial (IIVP) neste terceiro LIRAa de 2023 foi de 2,7% (geral), representando uma queda de 2,1% em relação ao resultado do segundo LIRAa: 4,8%. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Municipal, José Júnior de Medeiros, a cidade de Patos baixou de alto para médio risco.
De forma isolada, bairros como Alto da Tubiba e Morada do Sol reduziram seus índices para 0,0%. O distrito de Santa Gertrudes também caiu significativamente, assim como outros bairros citados no levantamento.
De Medeiros atribui essa redução do LIRAa ao trabalho diário dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde, ao empenho de outras secretarias municipais e principalmente aos cuidados preventivos adotados pela população em suas residências. Ele também pontuou que o encerramento do período de chuvas favorece a não proliferação do mosquito de forma mais intensa.
Toda a população precisa fazer sua parte, não deixando água parada e denunciando imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, entre os quais terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor.
O contato para informar sobre possíveis focos do Aedes pode ser feito pelo telefone (83) 98887-7476 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, ou ainda nas unidades básicas de saúde.
Coordecom – Prefeitura de Patos


SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro Mín. 23° Máx. 36°