Um internauta, que não quis se identificar, procurou o Patosonline.com para reclamar que após ser atacado por um cachorro de rua, procurou o Hospital Regional de Patos para tomar o soro contra a raiva animal, e não conseguiu tomar o imunizante naquela unidade hospitalar.
Segundo ele, após passar por avaliação, a médica decidiu que era necessário receber o soro e a vacina antirrábica, por medida de precaução, e o encaminhou para ele receber o imunizante no Hospital Regional de Patos, para continuar com o tratamento na UBS de referência do bairro onde mora.
"Gostaria de deixar a minha denúncia e indignação referente a falta de medicamento no Hospital Regional de Patos, pois fui mordido por cachorro, a médica prescreveu o soro para raiva e um hospital desse porte não tem o medicamento. A cidade já é conhecida por ser cheia de cachorros nas ruas. Deixo minha denúncia por que outras pessoas podem precisar da medicação, chegar lá e não ter", reclamou o cidadão.
O paciente disse ter procurado a unidade hospitalar porque estava sentindo dores, foi vacinado, mas não completou a medicação indicada devido a falta do imunizante.
O Patosonline.com procurou o Hospital Regional de Patos para prestar esclarecimentos sobre o caso, e nós foi repassada a seguinte explicação por parte do chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde, Assis Azevedo.
“A escassez do soro antirrábico é uma realidade nacional já há algum tempo, com remessas alternadas deste imunizante para estados e municípios pelo Ministério da Saúde, que provocam, eventualmente, faltas circunstanciais em alguns locais. Mas, vale salientar, que o soro antirrábico não é um antídoto antiveneno que precisa ser administrado com urgência. Ele pode ser usado um, dois ou mais dias depois do incidente sem danos para a vida do indivíduo afetado. Em relação ao Hospital de Patos, até ontem (24), havia doses na unidade e a falta neste dia (25), será resolvida já a partir desta quarta-feira (26), quando chegam novas doses. A SES está encaminhando doses para toda a terceira macro já nas primeiras horas da manhã de amanhã”.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°